Sorriso

Bombeiro de Sorriso participa de curso de mergulho autônomo

ESPECIALIZAÇÃO

Publicado em: 12 de Julho de 2018
Foto Por: Divulgaçãp BM
Fonte: Portal Sorriso
Bombeiro de Sorriso participa de curso de mergulho autônomo

rova debaixo d'água testa calma e concentração

Bombeiros militares dos estados de Mato Grosso e Piauí participaram, em Cuiabá, do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT). Vinte e quatro profissionais foram formados, dentre eles o soldado Teotônio José da Silva Neto, da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso.

O curso teve duração de 60 dias. Todos os participantes fizeram uma avaliação subaquática, na qual foram analisados não apenas os conhecimentos obtidos em sala de aula, como também adaptar o aluno ao meio líquido, testando sua calma e concentração, e de executar tarefas difíceis debaixo d'água.

A prova foi aplicada em um tanque de treinamento, com 5 metros de profundidade. O soldado Teotônio, de Sorriso, fez testes específicos para participar do curso, que incluíram corrida, flexão de barra, natação, entre outros. “A área de mergulho ela é bem peculiar, uma atividade de alto risco, e uma especialização na área agrega muito para quem gosta da atividade, aumentando principalmente a segurança e eficiência na operação”.

Para o soldado, a especialização terá significativa relevância para a corporação sorrisense. “Até para continuar atendendo demandas, seja na busca de corpos, que infelizmente temos estas demandas, e também porque somos um município onde circunda em nossa região grandes rios. Além disso, agrega na recuperação de objetos oriundos de crime, como armas, seja em veículos, barcos, entre outros”, frisou ao Portal Sorriso.

São diversas as fases de operações do curso. “Há atividades de mergulho em rios e lagos, realizando reflutuação de objetos, como barcos, carros. Também são realizadas buscas de manequins, simulando vítimas de afogamentos, entre outras atividades que serão as encontradas no dia a dia das ocorrências de bombeiros militar”, explicou