Nova Ubiratã

Próxima sessão ordinária elegerá a nova mesa diretora do legislativo Ubirataense.

Publicado em: 04 de Dezembro de 2018
Foto Por: Bruno Oliveira
Fonte: Ubiratã News/Bruno Oliveira

Na próxima segunda-feira (10) será realizado no plenário da câmara municipal de vereadores de Nova Ubiratã, eleição da nova mesa diretora, que irá administrar no biênio 2019/2020.

Cabe à Mesa ordenar e gerir o funcionamento da Câmara, e manter a ordem geral das atividades legislativas. Além dessas responsabilidades, a Mesa tem prerrogativas específicas. Somente ela pode aprovar a proposta de orçamento da Casa e apresentar projetos para alterar o Regimento Interno e redefinir a remuneração de agentes políticos (vereadores, prefeito, vice e secretários). É de sua competência, também, a criação, transformação ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara. É função da Mesa Diretora, ainda, conceder autorização para que o prefeito se ausente do Município.

O presidente da Câmara é responsável por representar a Casa perante as autoridades públicas e a sociedade civil. É seu papel dirigir os trabalhos institucionais e manter sua ordem. Cabe ao parlamentar que ocupa o cargo autorizar a realização de despesas, prestar contas dos gastos do legislativo, assinar a correspondência oficial e convocar reuniões.

O vice-presidente têm a função de substituir o presidente em decorrência de sua ausência. Além disso, eles podem exercer outras funções, de acordo com solicitação da presidência. 

 Ao 1º secretário, cabe a função de controlar os documentos de serviço da Câmara, como atas de reuniões e livros de posse.  Além disso, para orientar os pagamentos mensais, ele apura a presença e recebe as justificativas de falta dos vereadores. Em Plenário, ele secretaria a Presidência, fazendo a leitura das proposições em debate. Na falta do painel eletrônico, ele também é responsável por apurar os resultados.

Já o 2º secretários substituem o 1º secretário no caso de sua ausência, além de exercer funções por ele delegadas.

 

A mesa diretora é composta por 04 dos 09 vereadores que compõem o legislativo municipal, estes vereadores formam a diretoria que irá administrar o dinheiro que é enviado para o legislativo.

Em Nova Ubiratã é enviado ao legislativo o montante de R$ 2, 472,00 (Dois milhões quatrocentos e setenta e dois reais) ao longo de cada ano, a serem gastos com as despesas do legislativo, além da folha de pagamento, diárias dos vereadores, bem como salário dos mesmos.

Em todo legislativos o presidente sempre procura economizar a fim de que o dinheiro economizado possa ser devolvido ao executivo para investimento.

A participação da sociedade é importante na sessão, para que fique informado sobre os trabalhos do legislativo e também sobre a composição da nova mesa diretora.