22 de julho de 2024

Nova Ubiratã

Acidente

Menino de 4 anos morre durante atendimento médico após se engasgar em Sinop mt

Vítima não resistiu e morreu enquanto era socorrida.

Foto reprodução

Um menino de 4 anos morreu após se engasgar, na última quinta-feira (4), em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Conforme o boletim de ocorrência, quem notou o engasgo foi a mãe da criança, que, assim que viu que o filho estava se engasgando, o levou até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo os policiais, o menino chegou na unidade já desacordado e, por isso, foi atendido imediatamente. Ele não resistiu e morreu enquanto era socorrido.

Até o momento, a causa do engasgo ainda é desconhecida. No entanto, as informações preliminares indicam que não há indícios de crime na morte.

A Polícia Civil apura o caso.

 

Manobra de Heimlich

 

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.

Para bebês de até um ano, a orientação é que sejam dadas cinco batidas com a mão na região das costas, com a criança com a cabeça virada para baixo, seguidas de cinco compressões na frente, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir. Veja no vídeo abaixo.

Para crianças maiores e adultos, o ideal é a aplicação da manobra de Heimlich, segundo o Ministério, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.

 

"A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente", destaca a pasta.

 

Veja, abaixo, o passo-a-passo da manobra de Heimlich, de acordo com o Ministério da Saúde:

 

  1. Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente;
  2. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica);
  3. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão;
  4. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Escrito por: G1 MT

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias