29 de março de 2024

Nova Ubiratã

Agronegócio

Ministra vai a Lucas do Rio Verde dia 13 lançar colheita da safra.

A ministra da Agricultura, Katia Abreu, estará em Lucas do Rio Verde, no próximo dia 13, para a solenidade de início da colheita do milho safrinha. Mato Grosso é um dos maiores produtores do país.

A solenidade será a partir das 9hs, na sede da Fundação Rio Verde. A confirmação da visita foi feita, há pouco, pelo presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini. "Ela vai levar ao governo a segurança que o produtor está dando na cadeia alimentar, mesmo diante de todas as dificudlades com as políticas do governo rendo reflexos no agronegócio e também questões que deixaram de ser feitas", disse.

"A agricultura está ajudando a reduzir os duros impactos negativos na economia", acrescentou. "É importante o produtor vir a este evento, ouvir e conhecer os planos do governo neste momento que as cotações na Bolsa de Chicago estão em patamar certo nivelamento e não está tão bom.

É importante estarmos de braços dados com o governo para juntos acharmos melhor a saída para diminuirmos nossos custos ( com insumos). Barateando para o produtor, também barateia na mesa da população", acrescentou.

O vice-presidente do Sindicato Rural, Julio Cimpak, disse que o produtor deve participar para expor as dificuldades na produção, logística, comercialização para que o governo possa, cada vez mais, agilizar soluções. "Existia expectativa que o volume do plano safra ficasse aquém. Temíamos corte. Mas vimos que ficou próximo do que foi anunciado ano passado.

E isso mostra a força da agricultura", declarou. "Voltamos a ter dificuldade na comercialização de milho. E, hoje, de novo, os preços não cobrem os custos e é preciso o governo definir prêmios para resolver isso", acrescentou. "Hoje a saca está girando em torno de R$ 12.

Deveria estar em R$ 15 para pagar as contas", disse, ao Só Notícias/Agronotícias Lucas do Rio Verde plantou cerca de 160 mil hectares, mantendo praticamente mesmo patamar do ano passado. Katia Abreu sucedeu, no ministério,

Neri Geller que é de Lucas do Rio Verde e, ano passado, organizou a visita da presidente Dilma Rousseff, que também foi a Lucas fazer lançamento da safra de grãos. 

Fonte: Sonoticias

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias