Agronegócio
Já está sendo divulgado e deverá ser lançado para uso comercial na próxima safra o primeiro sistema integrado de análise de pulverizações de defensivos em lavouras, o DropScope, desenvolvido pela empresa Ablevision, de São Paulo.
O sistema foi apresentado a produtores de Mato Grosso no último sábado (21), em Dia de Campo realizado pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), por Edson Roberto Minatel.
Segundo Edson, o grande objetivo da tecnologia é ajudar o produtor a otimizar e tornar mais eficiente a aplicação de defensivos nas lavouras, identificando problemas e orientado as correções.
Um consultor virtual orienta, primeiramente, a colocação e disposição correta de papeis hidrossensíveis entre as plantas (estes ficam marcados com as gotas recebidas de produtos).
Um pequeno aparelho, um leitor portátil de alta resolução, recebe as tiras de papel hidrossensível e faz a leitura, analisando se a pulverização foi adequada.
Edson ressalta que o trabalho não exclui a atuação dos agrônomos na realização da tarefa de análise, mas funciona como mais uma ferramenta importante à disposição do profissional.
Depois da leitura automática dos papeis hidrossensíveis, o programa gera relatórios precisos com os dados da pulverização e faz indicações de correções e ajustes, quando preciso. O programa, frisa Edson, também faz a correção de espalhamento de gotas. Mais informações sobre o produto AQUI.
Fonte: Thalita Araújo
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias