18 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Agronegócio

Protocolo do CAR é suficiente para obtenção do crédito rural

Os agricultores familiares que não possuírem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) estão aptos a tomar crédito rural, mediante a declaração de que estão em processo de adequação ambiental. Com previsão de recursos em torno de R$ 700 milhões para Mato Grosso, o deputado Ezequiel Fonseca (PP), destaca que a medida facilitará o desenvolvimento rural no Estado.

“Nós estamos lutando com essa questão do CAR há muitos anos, era um grande entrave na agricultura familiar, a falta do cadastro não será mais empecilho para conseguir linhas de crédito, a partir de agora, a porta dos agentes financeiros estarão abertas aos trabalhadores rurais”, avaliou Ezequiel.

Além da demanda de recursos para o Estado, a medida vai garantir melhoria na qualidade de vida do homem do campo, com aumento da produção e renda, alavancando o setor rural.

Para o diretor do MDA, João Luiz, reuniões técnicas de esclarecimentos foram realizadas nas últimas semanas em municípios pólos, a fim de orientar os agentes financeiros, assistências técnicas, movimentos sociais quanto às exigências para obter crédito nesta safra.


Mais informações Assessoria de Gabinete

3313-6310

“Os agricultores que disponham, a qualquer título, de área não superior a quatro módulos, estão aptos ao crédito apenas com a declaração, no entanto, a meta do MDA é que até dezembro os agricultores façam o CAR para que não tenham mais a insegurança e dependência de resolução do conselho monetário nacional,

Já o Delegado Federal do MDA-MT, Nelson Borges de Barros avalia a reunião como positiva e esclarecedora, por ter apresentado a demanda e, em seguida obtiver a concordância do secretário José Lacerda e agentes bancários por entender que a posição da SEMA é suficiente para proceder na liberação do crédito.

A definição se deu nesta sexta-feira (09), durante reunião realizada na Sema com a presença do Secretário, José Lacerda; Delegado Federal do MDA-MT, Nelson Borges de Barros; Diretor do Departamento de Financiamento e Proteção à produção do MDA, João Secretário Adjunto da Sedraf-MT, Juarez Fiel; presidente da Empaer, Valdizete Nogueira; Diretor da Fetagri, Antônio de Fátima Ferraz; Diretor do Banco da Amazônia, Bernardino Gavazzi; Diretor da Caixa Economica, Thiago Moreno, representantes do INCRA, Ricardo Rosa, Batsmaisferson Schidt, Renner Fernandes, Marcus Filipe, Osmar Rossetto e representantes da Empaer, Alysson José e Carlos Antônio.

Fonte: ADRIELLE PIOVEZAN/Assessoria de Imprensa

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias