28 de março de 2024

Nova Ubiratã

Agronegócio

SOJA - Comercialização da soja atinge 61% da safra nova em MT

O levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que os produtores de Mato Grosso venderam até o mês passado 61% da safra de soja que está na fase inicial de colheita. O avanço em relação a dezembro foi de 4,4 pontos percentuais ou 1,2 milhão de toneladas. Segundo o Imea, o ritmo das negociações está mais acelerado que na safra passada, pois até janeiro de 2015 as vendas da soja haviam atingido 49,9% da produção esperada. Os técnicos comentam que a alta do dólar no mês passado colaborou para novas oportunidades de vendas de soja em Mato Grosso, principalmente para exportação.

 

 

Os técnicos observam que muitos produtores, que estavam priorizando a colheita, voltaram ao mercado assim que “viram novas oportunidades de vendas com o preço médio de comercialização registrando o segundo maior patamar nesta safra: R$ 62,74/saca”. Eles acreditam que como grande parte do produto estará disponível em fevereiro, a alta do dólar pode contribuir novamente para elevar as vendas. O Imea também divulgou seu quarto levantamento das condições das lavouras de soja, que registrou mais uma melhora em Mato Grosso. O Imea constatou que na semana passada 34% das lavouras tinham potencial de produtividade acima de 55 sacas por hectare ante 32% de possibilidade de produzir abaixo de 50 sacas por hectare.

 

Os técnicos comentam que mesmo a média da produtividade da soja em Mato Grosso apresente percentuais próximos de lavouras em boas/excelentes condições e ruins/péssimas, entre as regiões as diferenças são elevadas. Eles citam o caso do médio norte, onde é grande o percentual de lavouras que estão produzindo menos de 50 sacas. Já nas regiões sudeste e oeste os percentuais maiores são de lavouras com potencial acima de 55 sacas.

 

Venilson Ferreira I Globo Rural

Fonte: Globo Rural

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias