20 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Denúncia

Em MT existem 36 mil processos de violência doméstica em trâmite no Tribunal de Justiça

Violência doméstica

De acordo com a Defensoria Pública de MT, Lei Maria da Penha encorajou mulheres a denunciar o agressor (Foto: TVCA/Reprodução)

Foto por: Ilustrativa

Dados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), divulgados na quarta-feira (15), apontam que existem 36,6 mil processos de violência doméstica em tramitação no estado.

Ainda segundo o TJMT existem 255 ações de casos de feminicídio sob investigação, além de 18 mil medidas protetivas em curso.

A desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora estadual do núcleo da mulher em situação de violência doméstica e familiar (Cemulher), diz que os números são altos porque as denúncias também aumentaram.

Segundo ela, antes da aprovação e execução efetiva da Lei Maria da Penha, os registros eram menores, porque a mulher não era amparada.

“Antes da Lei, a mulher registrava um boletim de ocorrência e voltava para casa onde estava o agressor, correndo o risco de ser agredida novamente”, disse.

De acorod com a desembargadora, a Lei se tornou um instrumento importante para garantir a defesa das mulheres e as medidas protetivas são instrumentos criados para proteger a integridade física das vítimas.

O TJMT apresentou um medidor de violência doméstica criado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o “violentômetro”, que aponta os vários níveis de violência contra a mulher, para que a vítima possa identificar de que forma as agressões podem começar.

Fonte: G1 MT

Escrito por: Assokm

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias