A Polícia Federal prendeu 16 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas em cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso durante a operação Planária, realizada na manhã desta quinta-feira (14).
Segundo a Polícia Federal, a organização tinha células em Ribeirão Preto (313 km de SP) e Araraquara (282 km de SP), que recebiam pasta de cocaína produzida na Bolívia e, depois de refiná-la, distribuíam em São Paulo, Minas Gerais e no nordeste do país.
Cerca de 60 veículos que pertenciam a integrantes da quadrilha e 400 quilos de pasta base foram apreendidos. Além disso, ao menos dois laboratórios de refinamento de drogas foram fechados.
Em Ribeirão Preto, duas lojas de motocicletas --que eram usadas para lavagem de dinheiro-- foram fechadas na avenida Francisco Junqueira. Em uma delas foram apreendidos cerca de R$ 15 mil em dinheiro.
"Além da desarticulação do grupo criminoso, a operação representa uma quebra sensível no aspecto financeiro da quadrilha", afirmou Edson Geraldo Souza, delegado da Polícia Federal em Ribeirão.
As investigações da Polícia Federal começaram há um ano e se intensificaram após a apreensão de 326 kg de pasta de cocaína e da prisão de um integrante da quadrilha, em março deste ano.
Escrito por: Folha Online