28 de março de 2024

Nova Ubiratã

Educação

REAJUSTE POLÊMICO. Professores da rede estadual deflagram estado de greve

Os professores da rede estadual de Mato Grosso deflagraram estado de greve (alerta para uma possível paralisação por tempo indeterminado) nesta segunda-feira (8), após rejeitarem proposta de acordo do Governo.

Conforme o presidente do  Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, caso não haja acordo com o Governo do Estado, a greve deverá ter início em agosto, após o período de recesso escolar.

“A categoria foi contra a proposta do Governo, por isso haverá um período de negociação, antes de decidir se entraremos em greve”, disse.

Os servidores da rede estadual cobram a realização de concurso público - que deveria ter sido realizado em 2014 - e afirmam que não irão aceitar a fragmentação do reajuste salarial.

"Não iremos aceitar o parcelamento do reajuste. O prazo até agosto é para que possamos ter um diálogo com o Governo, para que cumpram a lei"

Eles cobram piso salarial de R$ 1.958,00, conforme acordo feito durante a paralisação de 2013. 

“Não iremos aceitar o parcelamento do reajuste. O prazo até agosto é para que possamos ter um diálogo com o Governo, para que cumpram a lei”, afirmou.

Caso a greve seja deflagrada, pelo menos 400 mil estudantes ficarão sem aulas no Estado.

Reajustes


De acordo com a assessoria de imprensa do Sintep-MT, para que o plano de salário seja cumprido conforme acordo da última greve, é necessário um acréscimo de 6%.

Além disso, há o reajuste conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que seria de 6,22%.

Conforme a proposta do Estado, os reajustes seriam parcelados e o pagamento do valor total, de 12,22%, seria concluído no começo de 2016.

Os servidores alegam que o parcelamento irá atrapalhar o acordo de plano salarial firmado durante a greve de 2013, que durou mais de 60 dias.

"A categoria foi contra a proposta do Governo, por isso haverá um período de negociação, antes de decidir se entraremos em greve"


A reunião entre os servidores do Sintep-MT foi realizada na tarde desta segunda-feira (08), na Escola Estadual Presidente Médici. 

As aulas na rede estadual continuarão normalmente até o recesso de julho, segundo o presidente do Sindicato.

Novas mobilizações

Em razão da falta de acordo com o governo, os servidores das escolas estaduais de Mato Grosso farão mobilizações na Capital.

No dia 12 de junho, às 14h, os servidores farão mobilização para divulgar o “Lançamento Estadual do Manifesto em Defesa do Serviço Público e dos/as Trabalhadores/as”.

No dia 17 de junho, os servidores farão paralisação de um dia. De acordo com a classe, a ação será em advertência ao Governo Pedro Taques contra o arrocho salarial.

Conselho do Sintep-MT

Neste final de semana, o Conselho de Representantes do Sintep de Mato Grosso se reuniu para debater sobre a educação no Estado. Durante as discussões, os servidores mostraram-se contrários ao parcelamento do reajuste salarial. A classe afirmou que o pagamento só seria direito se fosse feito por inteiro”.

Os servidores também definiram pela criação da Frente de Luta em Defesa do Serviço Público e dos Direitos Trabalhistas. Uma entidade representada por diferentes sindicatos de servidores público, com a intenção de fazer embate às políticas postas pelo Governo. O movimento definiu uma agenda de mobilização a ser executada por todas as categorias.

Fonte: Midianews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias