12 de maio de 2024

Nova Ubiratã

Educação

Rondonópolis ganha Universidade Federal

Com a nova criação do projeto de lei que cria mais 5 universidades federais, assinada na última segunda-feira (09), pela presidente da república, Dilma Roussef. O Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis, passa a ser a Universidade Federal de Rondonópolis. 

De acordo com a presidente, o processo de democratização da educação superior e da educação profissional e tecnológica no país tem acontecido por meio da interiorização. “Se não tem universidade no interior, os cidadãos brasileiros precisam ter recursos para se deslocar até os grandes centros”, disse. “Sempre foi assim, antes; e aí, as pessoas de posses médias ou de pequenas posses não podiam estudar, não podiam fazer um curso.”

Segundo a assessoria de imprensa da UFMT, o Centro pedagógico de Rondonópolis, que deu origem ao atual campus da UFMT em Rondonópolis existe desde 1974, porém, passou a ser da UFMT em 1976 e a sede própria começou a funcionar em 1982.

Desde então, a UFMT oferece 24 cursos de graduação e conta com 3.308 alunos. Já o curso de pós-gradução oferece 1 em lato sensu e 3 strictu sensu. 

A presidente informou que a educação superior brasileira teve, em 2015, mais de 7,8 milhões de matrículas em instituições públicas e particulares. Por isso, é viável criar mais 5 instituições públicas para auxiliar os Estados que foram contemplados, que são: Goías, Piauí, Tocantins e Mato Grosso.

Fonte: Soraya Medeiros, repórter do GD

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias