Esporte
Foto por: Reprodução
Confirmado. A CBF anunciou a contratação do técnico Carlo Ancelotti para dirigir a seleção brasileira, como antecipado pela coluna. O contrato vai até o fim da Copa do Mundo de 2026.
Ancelotti assume oficialmente o comando da seleção após o encerramento da temporada 2024/25 de La Liga. Sua estreia está marcada para 26 de maio.
É a primeira vez que a seleção será comandada por um treinador estrangeiro. Italiano, Ancelloti tem 65 anos.
Toda a negociação para a contratação do treinador foi feita pelo empresário do mercado financeiro Diego Fernandes, que liderou as negociações em nome da CBF.
As negociações entre as partes giram nas seguintes bases: além de um salário mensal de R$ 4 milhões, um bônus de € 5 milhões se o Brasil vencer a Copa de 2026.
Prevê também algumas mordomias, como o fretamento de um jato para levá-lo a Europa algumas poucas vezes. Assim como o pagamento do aluguel do apartamento em que o técnico moraria no Rio de Janeiro. O técnico italiano treinaria a Seleção por 14 meses, ou seja, até o fim do Mundial.
Consta também do acordo a realização de um amistoso entre Brasil e Real Madrid. Pelo planejamento inicial, ele desembarcaria no Rio de Janeiro em 26 de maio e, em seguida, anunciaria os jogadores escolhidos para a disputa de dois jogos das Eliminatórias: contra o Equador e o Paraguai, nos dias 5 e 10 de junho.
Com a confirmação da chegada de Carlo Ancelotti para o comando da Seleção Brasileira principal, o técnico italiano se tornará o quarto estrangeiro da história a ocupar o cargo. Ele será também o primeiro europeu a assumir o time nacional de maneira oficial e contínua, com a missão de conduzir o Brasil em compromissos importantes, como a Copa América de 2024 e as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Antes de Ancelotti, outros três técnicos estrangeiros já dirigiram a Seleção em momentos pontuais: Ramón Platero (uruguaio), que comandou o Brasil na Copa América de 1925; Joreca (português), que dirigiu a equipe em amistosos de 1944 em conjunto com Flávio Costa; e Filpo Núñez (argentino), que foi técnico em um amistoso oficial contra o Uruguai, em 1965, representando o Brasil com a equipe do Palmeiras.
A chegada de Ancelotti marca uma mudança histórica na trajetória da Seleção, tradicionalmente comandada por brasileiros. Multicampeão por clubes como Milan, Real Madrid e Bayern de Munique, o treinador conquistou o principais campeonatos no mundo. Porém, falta em seu currículo um título com seleções.
Principais títulos de Carlo Ancelotti:
Fonte: O GLOBO
Escrito por: Lauro Jardim
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias