(Aulas) - Acabou a mamata. Depois de meses de férias os alunos Ubiratanense retornam à s aulas e acordar cedo passa a fazer parte da rotina. Os estudantes que dormiam e acordavam tarde durante o perÃodo de férias enfrentam dificuldades para se readaptar. Afinal de contas, levantar por volta das 6 horas não é tarefa tão fácil assim.
Mas, além dos filhos, os pais também sofrem nas primeiras semanas de volta à s aulas, já que precisam sair mais cedo da cama para preparar o café e deixar as crianças na escola. Isso quer dizer que toda famÃlia precisa acertar os ponteiros e ajustar o relógio biológico.
Conforme estudos relacionados aos distúrbios do sono, muitos
estudantes, principalmente os que dormem mais tarde, tendem a ficar cansados, irritados e sonolentos no retorno das atividades escolares. Não será difÃcil ver estudantes sonolentos nos primeiros dias de aula. Portanto os pais devem ficar atentos para o problema que é a privação do sono na fase da adolescência.
O estudo revela que a queda no rendimento escolar pode estar associada à falta de sono. Uma boa noite de sono ajuda muito no aprendizado.
De acordo com o estudo, os pais devem ficar de olho para que os filhos não permaneçam até tarde na frente da televisão, computador e videogame. A irregularidade dos horários de deitar e levantar também pode interferir no dia-a-dia.
A duração do sono noturno varia de acordo com a idade. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes precisam dormir cerca de nove horas para manter um bom nÃvel de atenção durante suas atividades de rotina. Já os adultos necessitam de sete a oito horas de sono.