28 de maro de 2024

Nova Ubiratã

Geral

Ao menos 8 membros do MPE são cotados para vaga no TJ; veja

Quatro procuradores e quatro promotores surgem como favoritos para assumir cargo de desembargador

Foto por: CÍNTIA BORGES

A abertura de nove novas vagas para desembargadores do Tribunal de Justiça começou a movimentar os corredores do Ministério Público do Estado (MPE). 

 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça vai votar nesta quinta-feira (13), a proposta de criação das novas vagas. Se confirmado, duas delas irão para o chamado “quinto constitucional”, sendo uma destinada a membros do MPE e outra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

 

Conforme apurou o MidiaNews, há pelo menos oito membros do MPE - entre promotores e procuradores - interessados na cadeira.

 

No primeiro grupo estão cotados os promotores Arnaldo Justino da Silva, Marcia Furlan, Adriano Augusto Streicher e Mauro Zaque.

 

No segundo constam os ex-procuradores-gerais Marcelo Ferra de Carvalho e Paulo Prado, a sub-procuradora-geral Eunice Helena Rodrigues e o chefe do Naco (Núcleo de Ações de Competência Ordinária), Domingos Sávio Barros de Arruda.

 

Nos bastidores, circula que alguns desses nomes já estão trabalhando intensamente para articular uma vaga e angariar votos.

 

A reportagem apurou que, segundo o rito de escolha, os 253 membros do Ministério Público votam e definem seis nomes. Porém, há um entendimento dentro do órgão de que a escolha poderia ser feita pelo Conselho Superior do MPE, composto por 11 membros.

 

Em seguida, a lista sêxtupla é encaminhada ao Pleno do Tribunal de Justiça, que escolherá os três nomes que serão enviados à apreciação do governado Mauro Mendes (DEM), que decide quem será o novo desembargador.

 

Articulações

 

Paulo Prado, que é uma das principais lideranças dentro do MPE, é um nome forte, assim como Marcelo Ferra de Carvalho.

 

As promotoras Marcia Furlan e Eunice Helena já tentaram uma vaga no Tribunal de Justiça em 2011, ano em que foi escolhido o hoje desembargador Marcos Machado. 

 

Mauro Zaque e Domingo Sávio são citados nos bastidores, mas não têm se articulado para a postulação a vaga.

 

Por meio da assessoria de imprensa, os membros do MPE não quiseram se posicionar, afirmando que as informações que tratam sobre a postulação são apenas "especulações".

Fonte: CÍNTIA BORGES

Escrito por: CÍNTIA BORGES

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias