20 de junho de 2025

Nova Ubiratã

Geral

Cidades do Nortão de MT sofrem apagão de energia por falha na rede.

Foto por: Nortão MT.

Nesta quarta-feira 25, a Energisa informou que uma falha na rede de transmissão básica causou desligamentos e oscilações sem fornecimento de energia em várias cidades do norte de Mato Grosso. A interrupção do pagamento afetou diretamente os municípios de Nova Monte Verde, Paranorte, Apiacás, Cotriguaçu, Juruena, Nova Bandeirantes, Vera, Sorriso e Sinop.

O sistema de transmissão é responsável por levar a energia gerada no país até as distribuidoras, como a Energisa, que conecta às casas, empresas e indústrias. Embora a gestão da transmissão e da distribuição seja feita por diferentes entidades, os sistemas são interdependentes para garantir o fornecimento contínuo de eletricidade.

Em resposta à situação, equipes da Energisa estão em contato com a empresa transmissora e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para investigar as causas da falha. Apesar do transtorno, a empresa informou que o fornecimento já foi restabelecido e que a situação está normalizada.

REPARO EM SORRISO

Foi finalizado o reparo emergencial em um dos três transformadores da empresa responsável pela transmissão de energia em Sorriso.

O equipamento já está operando normal, restabelecendo o serviço por completo no município. A manutenção começou no domingo, sendo finalizada pela transmissora com três dias de antecedência.

O serviço de transmissão leva a energia gerada no país até as companhias distribuidoras, como a Energisa, que fazem essa conexão com casas, empresas e indústrias. Assim, apesar de terem gestões independentes, os sistemas precisam um do outro para funcionar.

Para garantir a qualidade do serviço de entrega da energia, a Energisa disponibilizou durante esses dias, uma subestação móvel no local, que operou com suas redes de energia em 100% da capacidade.

Fonte: Nortão MT.

Escrito por: Redação/Geovana Zevarnicki.

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias