20 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Geral

Fonte solar atende cerca de 39,8 mil consumidores com geração própria de energia no Mato Grosso, diz ABSOLAR

Foto por: UBTNEWS

O Mato Grosso acaba de atingir 38.035 conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 141 cidades, ou 100% dos 141 municípios da região, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente, são cerca de 39.795 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Conforme mapeamento da ABSOLAR, os mato-grossenses estão entre os cinco estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria. O estado possui 549,7 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Mato Grosso coloca o estado na quarta posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território mato-grossense responde sozinho por 7,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Mato Grosso a atração de mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 16,4 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 674,9 milhões aos cofres públicos.

Para Tiago Vianna de Arruda, coordenador estadual da ABSOLAR no Mato Grosso, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeiras vermelhas na conta de luz da população.

O estado do Mato Grosso é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar ajuda a população e empresas a se proteger dos fortes aumentos nas contas de luz e contribui para a sustentabilidade do País. “Além disso, as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, aponta.

Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível”, acrescenta Sauaia.

Fonte: Assessoria

Escrito por: UBTNEWS

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias