29 de março de 2024

Nova Ubiratã

Geral

No Xingu, indígenas protestam e pedem Fora Bolsonaro e Salles; direitos atacados

Foto por: RDNews

Nesse domingo (24), no Parque Indígena do Xingu, a maior reserva indígena no mundo, integrante do povo Kuikuro realizaram um ritual e protestaram contra o Governo Federal, que acusam de estar atacando sistematicamente os direitos indígenas e ambientais.

Com  cartazes pedindo  a saída do presidente da República Jair Bolsonaro  Bolsonaro, de seu ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles,  também se manifestaram  contra o PL 2633, que tramita no Congresso Nacional,  pondendo  regularizar a grilagem no país e provocar o aumento do desmatamento ilegal  e da violência no campo.

Os povos indígenas  que vivem no Parque Nacional do Xingu  estão em isolamento e garantindo os cuidados e medidas para evitar o avanço do novo Coronavírus (Covid-19) na região. O boletim diário do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena registrou  no final de semana 125 mortes e 987 contaminados entre indígenas.

Em Mato Grosso há uma população de 42 mil indígenas, conforme o último levantamento do IBGE, em 2010. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), esses povos tradicionais são de 40 etnias.

Só no Parque Nacional do Xingu, no Nordeste de Mato Grosso, vivem cerca de 7 mil indígenas, distribuídos em mais de 100 aldeias e 16 etnias:. São elas: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, KÄ©sêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinaku, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja, Yawalapiti

Fonte: RDNews

Escrito por: RDNews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias