As palestras sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO Itinerante) realizadas na semana em Nova Ubiratã (Quarta-feira/09.11) e em Sinop (Quinta-feira/10.11) reuniram juntas aproximadamente 400 pessoas, entre micro, pequenos, médias e grandes empresários e produtores rurais. Elas receberam mais informações sobre as linhas de créditos e o fomento ao crescimento da região Centro-Oeste.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, o principal objetivo do FCO é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste, mediante financiamentos direcionados à s atividades produtivas e voltados aos setores econômico industrial, agroindustrial, agropecuário, mineral, turÃstico, comercial e de serviços.
Durante as palestras foram abordados temas como “O que é o FCO”, com palestrante do Ministério da Integração Nacional; “FCO Empresarial”, por técnico da (Sicme); “FCO Rural”, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf); “Como fazer o financiamento”, pelo Banco do Brasil e “Como tornar o Banco parceiro do seu projeto”, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
Para o superintendente de Comércio da Sicme, Wilson Pereira, o encontro foi essencial, pois muitos empresários e produtores da região, além de não terem conhecimento desta linha de financiamento, alguns tinham a concepção que o FCO era destinado somente a médias e grandes empresas. Com a oportunidade, todos que participaram puderam esclarecer as dúvidas sobre os recursos disponÃveis no Fundo Constitucional.
O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Sicme, juntamente com o Ministério da Integração Nacional, parceria da Sedraf, Superintendência do Banco do Brasil e Sebrae/MT.