20 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Mato Grosso

Governo confirma retorno das aulas próximo dia 03 de agosto em Mato Grosso

Foto por: Jbnews

O governo do Estado anunciou na manhã desta segunda-feira (26.07), a retomada das aulas de forma híbrida em toda a rede estadual de Mato Grosso. As aulas terão início a partir de 03 de agosto.

Segundo o govenador Mauro Mendes (DEM), “Temos que tratar a educação como prioridade! Não podemos continuar a ver os filhos dos ricos tendo acesso ao ensino há meses, enquanto os filhos dos pobres que estudam na rede pública continuem a ser prejudicados com mais tempo sem ter acesso ao ensino que precisam”.

As aulas estão suspensas em todo estado desde o início da Pandemia do novo Coronavirus (Covid-19), em março do ano passado.

 

✅ Para o governo esse retorno será feito de forma totalmente segura, pois as equipes da Secretaria de Educação estão há mais de 7 meses articulando e trabalhando todas as medidas de biossegurança. E até a data de retorno, 100% das unidades estarão prontas para atender estudantes e profissionais de ensino. 

O debate sabre o retorna das aulas aconteceram na sede do governo do Estado que teve a participação das entidades de classe.

Na última semana o Tribunal de Justiça de MT (TJ-MT), deu uma decisão que manteve o retorno das alas para o próximo dia 03. A decisão derrubou um dispositivo que condicionava o retorno as aula somente com a vacinação completa de todos os profissionais envolvidos no sistema público de ensino. A segunda dose da vacina provavelmente deverá acontecer no final de setembro, ao início de outubro, como já foi antecipado pelos municípios em calendário oficial. Pelo menos 20 estados do país já retornaram ou devem planejar o retorno das aulas no próximo mês. 

Para o secretário Estadual de Educação, Alan Porto, o retorno deverá ocorrer com apenas 50% de capacidade de lotação nas salas de aulas. “Nossa previsão é retornar as atividades presenciais com 50% de funcionamento dentro da sala de aula. Isso quer dizer o que, com uma sala de aula com 30 alunos pode funcionar com 15 alunos”, reafirmou. Para isso acontecer, o retorno total levará em consideração os índices dos boletim epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Fonte: Jbnews

Escrito por: Jbnews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias