29 de março de 2024

Nova Ubiratã

Mato Grosso

Prefeitura aciona a polícia após fazenda fazer abertura em represa e prejudicar projeto de abastecimento

Foto por: Olhar Alerta

Na tarde de terça-feira (24), a Prefeitura Municipal de Confresa registrou um boletim de ocorrência contra uma fazenda do município que abriu um buraco ao lado da Represa Gameleira, que é utilizada em um projeto de abastecimento do município.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, narra o boletim de ocorrência que o local, que foi desapropriado há cerca de 2 meses, está em fase de obras para que sua água seja utilizada no abastecimento das casas a população de Confresa por meio da captação do Rio Cacau, contudo, a fazenda em questão teria utilizado de retroescavadeiras para abrir um buraco que prejudica o projeto, fazendo com que parte da água fosse desviada.

Gestores da Prefeitura Municipal juntamente com policiais e equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) estiveram no local para averiguar a situação e tentar um acordo entre as partes, visto que a represa é utilizada pela Águas de Confresa no momento. Houve conversa entre as partes e funcionários da fazenda interromperam seus trabalhos.

A SEMA autuou a fazenda por crime ambiental.

A assessoria jurídica foi procurada pela reportagem, e afirmou que a prefeitura fechou o "ladrão" feito pela fazenda e provocou o desmatamento da área, e diante disso, o proprietário decidiu construir outro em outra parte da represa, afim de evitar que ela estoure no futuro.

"Mas o que ocorreu que a prefeitura vem agindo de forma autoritária e invadindo a propriedade da Fazenda Luta, havia próximo a área da desapropriação que respeitamos um ladrão natural da represa (que diga-se não foi toda desapropriada) e a prefeitura sem qualquer autorização do proprietário, judicial e ambiental fechou dito ladrão provocando inclusive desmatamento na área, diante disso o proprietário da fazenda providenciou outro ladrão na outra parte da represa para evitar que no futuro ela venha estourar pelo acúmulo de água", esclareceu o advogado Mário Junior.

 

Fonte: Olhar Alerta

Escrito por: Olhar Alerta

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias