20 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Mato Grosso

Quatro ministros do STF votam contra criação de novo município em MT

Votação ainda não foi concluída em razão do pedido de vista do Ministro Gilmar Mendes

Foto por: Folhamax

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram contra a convalidação de uma Lei Estadual de Mato Grosso (nº 7.264/2000), que estabeleceu a criação do município de Boa Esperança do Norte, que seria localizado entre os municípios de Sorriso e Nova Ubiratã, no médio norte de Mato Grosso. De acordo com uma publicação do STF de 25 de outubro de 2021, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli, seguiram o voto de Luís Roberto Barroso, relator de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), proposta pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O partido político tenta a convalidação da Lei Estadual nº 7.264/2000 para formalizar a criação e instalação do município de Boa Esperança do Norte. “A arguição de descumprimento de preceito fundamental não é via adequada para a formulação de pedido rescisório. É inconstitucional lei estadual que permita a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios sem a edição prévia das leis federais, com redação dada pela Emenda Constitucional”, diz trecho do voto do relator, Luís Roberto Barroso. 

A votação, no entanto, não foi concluída em razão do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, realizado em 21 de outubro de 2021. O julgamento ocorre em plenário virtual.

De acordo com informações do processo, a Lei Estadual nº 7.264/2000 estabelecia a criação do município de Boa Esperança do Norte, que apesar do dispositivo legal nunca teve sua instalação levada a cabo. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) chegou a declarar a inconstitucionalidade da Lei Estadual, o que fez com que a discussão fosse levada aos tribunais superiores. A região do distrito de Boa Esperança do Norte, atualmente parte do município de Sorriso (420 KM de Cuiabá), possui em torno de 7 mil habitantes, e esta distante 140 quilômetros do centro da cidade.

A região do distrito, entretanto, possui uma extensa área de monoculturas agrícolas, fato que desperta o interesse de autoridades políticas e empresariais. Boa Esperança do Norte também possui em seu território áreas que pertencem ao município de Nova Ubiratã (477 KM de Cuiabá), que historicamente sempre foi contra o desmembramento.

Em junho de 2021, após o encontro de autoridades das duas cidades, a criação de Boa Esperança do Norte pareceu avançar, com a aceitação de Sorriso em abrir mão de 90 mil hectares de seu território, e Nova Ubiratã 100 mil hectares. 

Um documento da formalização do acordo seria enviado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), porém, a discussão vem sendo travada no STF.

Fonte: Folhamax

Escrito por: Folhamax

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias