28 de março de 2024

Nova Ubiratã

Mato Grosso

Secretário de Saúde diz que número de infectados com a Covid-19 pode chegar a 1 milhão em MT

Foto por: G1MT

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (17), em entrevista ao jornal Primeira Página, da Centro América FM, que o número de pessoas infectadas com Covid-19 em Mato Grosso chegue a 1 milhão de pessoas, já que muitas não fizeram exame para diagnosticar a doença.

“A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o número correto deve ser entre 8 e 10 vezes maior. É muito provável que já tenhamos passado de 800 mil a 1 milhão de pessoas infectadas”, disse.

Por causa disso, ele explicou que o governo começou nessa quarta-feira (16) uma pesquisa com o objetivo de identificar a infecção pela Covid-19 no estado.

"Nós queremos saber quantos por cento da nossa população já teria adquirido a imunidade, porque, como sempre enfatizamos, os números que constam nos boletins são daqueles pacientes que passaram por uma unidade de saúde", enfatizou.

A pesquisa soro epidemiológica será realizada em dez municípios e deve testar 4.500 pessoas, por meio de coleta de sangue.

Segundo ele, a princípio, os trabalhos serão realizados em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta.

As ações seguem até o dia 23 de setembro e a expectativa é que até o dia 30 seja divulgado o resultado da primeira etapa da pesquisa.

“Esse trabalho é importante para que possamos tomar outras decisões estratégicas. Com a redução de casos nas últimas semanas, podemos dizer que o cenário é menos angustiante, mas ainda não é hora de ficarmos tranquilos”, destacou o secretário.

Números da SES

Até esta quarta-feira (16), 109.442 casos de Covid-19 e 3.204 óbitos pela doença tinham sido registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Mas, conforme o secretário disse na entrevista, o número deve ser bem maior.

No Laboratório Central do Estado (Lacen-MT)já foram feitos 88.200 exames e tem 688 amostras em análise laboratorial.

Fonte: G1MT

Escrito por: G1MT

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias