Meio Ambiente
Temperaturas acima dos 40°C foram observadas novamente em áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Termômetro Ambiente Incoterm
Setembro começou muito quente e seco no Brasil, além de muita fumaça espalhada por todas as regiões do país. Na tarde da terça-feira 3 de setembro, temperaturas acima dos 40°C foram observadas novamente em áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A temperatura chegou aos 39°C no interior de São Paulo e em Minas Gerais.
A maior temperatura no país foi de 42°C, em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Esta foi a terceira maior temperatura em Cuiabá este ano.
A onda de calor que se estabelece sobre o Brasil nos próximos dias vai elevar ainda mais as temperaturas no país. A chance de chuva é baixa na maioria das áreas do país, pelo menos até fim da primeira quinzena de setembro.
A tarde desta terça-feira, 3 de setembro, foi a mais quente do ano até agora em Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,4°C na estação meteorológica de Santo Agostinho, onde o Clima de Belo Horizonte é monitorado desde 1910.O recorde anterior de maior temperatura em 2024 neste local era de 33,8°C registrados nos dias 17 de Março, 16 e 17 de janeiro.
40,5 °C Aquidauana (MS), Rondonópolis (MT)
40,2°C Santo Antonio Leverger (MT)
40,1°C Diamantino (MT)
40,0°C Água Clara (MS), Corumbá/Nhumirim (MS)
A secura do ar continua sendo destaque em todas as regiões do Brasil neste início de setembro. Nesta terça-feira, 3, 17 dos 27 estados brasileiros e o Distrito Federal registraram umidade relativa do ar igual ou abaixo dos 20%, sendo que em 9 deles, a umidade no ar ficou abaixo ou igual aos 12%.
8% MS, MG, DF
10% TO, MT, BA
11% PR, CE
13% PI
14% MA
15% SC, PA
17% PB
18% PE
19% RO
20% RN
Brasília 10%
Campo Grande 10%
Cuiabá 10%
Belo Horizonte 12%
São Paulo 20%
Curitiba 21%
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 10% de umidade no ar em Brasília na tarde de 3 de setembro. Foi o menor índice deste ano, até agora. Na região de Gama, o nível de umidade no ar chegou aos 7% e em Brazlândia, a 9%, também as menores marcas do ano. Em agosto, o nível de umidade em Gama e em Brazlândia havia chegado a 10%, mas não baixado desta marca. Esta situação pode se repetir nos próximos dias
Fonte: Climatempo
Escrito por: Redação
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias