28 de março de 2024

Nova Ubiratã

Meio Ambiente

Fazendeiro de MT apontado como um dos maiores desmatadores do país é autuado pela PF e Ibama

Foto por: Olhar direto

O Ibama e pela Polícia Federal autuaram o proprietário da fazenda Ibicaba, em Marcelândia (a 641 quilômetros de Cuiabá), por desmatamento ilegal e fraude, a partir da emissão de Documento de Origem Florestal (DOF) e notas fiscais falsas. Desde 2008, o empresário consta da lista do Ministério do Meio Ambiente como um dos maiores desmatadores do país, além de também ser acusado por trabalho escravo.

A medida faz parte da Operação Verde Brasil 2, que tem como alvo grandes propriedades de terra, algumas com centenas de milhares de hectares e serralherias que praticam a derrubada e o corte ilegal da madeira.

Proprietários rurais e proprietários de maquinário foram identificados, multados e autuados administrativamente e também por crimes ambientais relacionados ao desmatamento sem autorização.

Os alvos vêm sendo previamente levantados através de imagens de satélites que demonstraram a derrubada acentuada de áreas de preservação permanente em propriedades rurais, localizados na proximidade do Xingu.

Segundo o Ibama, o empresário e os demais comparsas atuam de maneira a burlar a legislação, requerendo autorização para a derrubada de áreas de até 2 mil hectares, em nome de laranjas, mas ampliando a extração em outros setores da fazenda. A venda da madeira se dá por meio de documentação fraudulenta.

A administração da fazenda foi autuada pelo Ibama, sendo multada e embargada sob a acusação de “danificar 422,3 hectares de florestas, objeto de especial preservação, sem licença da autoridade ambiental competente”.

Fonte: Olhar direto

Escrito por: Olhar direto

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias