08 de agosto de 2022

Nova Ubiratã

Meio Ambiente

Guia flagra batalha entre onça e sucuri em rio em Mato Grosso

Foto por: Sonoticias

O guia de turismo Branco Arruda, registrou um momento curioso na última terça-feira, no Rio Três Irmãos, no parque estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. O profissional acompanhou de perto uma verdadeira batalha entre uma onça-pintada e uma sucuri, que após pouco mais de um minuto acabou sem vitória para nenhuma.

“Encontrei ela (onça) por volta das 9h30 sondando um jacaré, mas não conseguiu pegar. Quando deu 11 horas, estávamos em cinco barcos no local e, ela estava dentro da água, quando a sucuri desceu pelo barranco para dentro do rio e ela foi de encontro com a sucuri e pegou ela. Começou a briga, mas a sucuri mordeu e ela soltou”, detalhou, ao Só Notícias.

Apesar de acostumado a flagrar momento como estes, Arruda revelou que se emocionou com a cena. “É diferente e inesquecível. Estamos aqui o ano inteiro, mas não é sempre que vemos uma cena dessa. A pessoa que estava comigo ficou impressionada e tremendo. É uma cena bem rara de ser ver. Muito linda”, disse.

De acordo com o guia, a onça já é conhecida na parque e vem sendo acompanhada desde 2018 por biólogos. Ela possui o nome de ‘Ibaca’.

Ao Só Notícias, o biólogo e doutor em Ecologia Domingos de Jesus Rodrigues, explicou que o felino atua como predador nessa disputa. “A onça pode ver que possui vários vídeos dela no Pantanal atacando jacarés e capivaras. Ela é um predador de topo, deu bobeira ela vai atacar. Ela atacou a sucuri em um processo predatório mesmo, já que é um predador de topo, que se alimenta de qualquer um que der bobeira. Ela não tem um predador específico, a não ser o homem, mas não é considerado porque usa de artefatos e outras coisas”, explicou.

Apesar do contragolpe da sucuri, que surgiu efeito para conseguir se desvencilhar, ela acaba não conseguindo aplicar um ataque letal. “A sucuri só tenta enrolar e asfixiar, mas pelo tamanho dessa onça ela não vai conseguir fazer isso. Ela tenta abocanhar, mas na pele da onça não vai fazer muito efeito”, finalizou.

Fonte: Sonoticias

Escrito por: Sonoticias

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias