21 de novembro de 2025

Nova Ubiratã

Meio Ambiente

Mais de 80% das queimadas no Pantanal são causadas por humanos, diz pesquisadora

O maior incêndio no bioma foi registrado em um período de seca, em 2020. Segundo o ICMBio, atualmente, o Pantanal registra uma seca ainda mais severa.

Incêndio no Pantanal

Foto por: Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Pantanal é um bioma adaptado ao fogo e se recupera em ciclos, mas a atividade humana é a principal causa dos incêndios na região, representando cerca de 84%. A segunda maior causa é por meios naturais, representando 16%, de acordo com a pesquisadora do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renata Libonati.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro até esta sexta-feira (26), o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, registrou 613 focos de queimadas. Em todo o estado de Mato Grosso, já são 3.971 focos de queimadas, ficando atrás apenas de Roraima (4.571). Os dois estados representam mais de 51% dos focos registrados no Brasil até agora.

Quais são as principais causas do fogo que ocorrem no pantanal?

 

🧑🏽Ações humanas: Sendo a maior parte das ocorrências, possuem a probabilidade de ligação com atividades agropastoris.

⚡Causas naturais: Representam a menor proporção, por incidência de raios no período de extrema seca.

Em áreas de conservação, a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pretende prevenir a ações humanas inapropriadas como fogueiras feitas por turistas ou por pecuaristas.

 

"Não permitimos a realização de fogueiras por turistas. Já os pecuaristas e agricultores precisam de uma autorização para o uso de forma controlada para renovação da pastagem", informou Cristian Niel Berlinck, biólogo e brigadista do ICMBio.

Fonte: G1 MT

Escrito por: Por Stephane Gomes

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias