28 de março de 2024

Nova Ubiratã

Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente pede esforço aos municípios para cadastramento do CAR.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, apresentou na manhã desta quinta-feira (9), durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília (DF), a importância dos municípios promoverem as inscrições no Cadastro Ambiental Rural. Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, "É absolutamente importante que haja o engajamento dos municípios".

 

O CAR tem como objetivo promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

 

A reunião objetivou debater o papel dos municípios nas ações de apoio institucional e de articulação e mobilização dos agricultores no processo de implementação do Cadastro Ambiental Rural.

 

Segundo Paulo Guilherme, "o Código Florestal estabeleceu que os estados e municípios têm a obrigação de ser a porta de entrada para o cadastramento ambiental rural. O que nós estamos trabalhando para que os municípios sejam apoiados pelos municípios para que eles possam capacitar suas equipes, preparar formas de apoio direto ao produtor. Então, o CAR mais do que uma obrigação, é uma ferramenta de trabalho da prefeitura para planejar suas ações".

 

Durante a mesa de debate foram apresentadas diversas experiências de municípios que com o cadastramento do CAR, puderam planejar logística de estradas, mapear a rede de transporte escolar, como prevenir o desmatamento e queimadas. "São várias as ferramentas de acordo com cada realidade do município que ele vai poder alavancar a sua capacidade de produção ao mesmo tempo aumentar sua receita. Então é uma forma de garantir a geração de trabalho e de renda no município", afirmou Paulo. “O município vai garantir a continuidade da sua atividade produtiva, alavanca também a sua arrecadação do ITR, além do que ele vai ter uma plataforma de informações para olhar melhor para o município como um todo para planejar suas atividades, garantindo melhores serviços para a população", concluiu.

 

Governantes, gestores municipais e produtores rurais puderam participar do debate com perguntas para o Ministério do Meio Ambiente. Foram apresentadas as experiências da implementação do CAR em Santa Catarina e no município de Nova Ubiratã (MT), mostrando os benefícios que o CAR traz se benefícios para o município, como a adequação ambiental, o controle do desmatamento e da biodiversidade.

 

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site www.car.gov.br ou nos sites dos órgãos estaduais competentes que disponibilizar sistema próprio. Esses sistemas estarão integrados ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).


Fonte: EMDS

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias