A Comissão da Reforma PolÃtica no Senado aprovou a chamada candidatura avulsa para os cargos de prefeito e vereador. Com isso, os candidatos poderão concorrer sem a necessidade de partido caso tenham, ao menos, 10% do eleitorado local.
Membro da comissão, o senador Pedro Taques (PSB) acredita que não haverá enfraquecimento das siglas, já que os candidatos ainda contarão com a possibilidade de se filiar. Taques lembrou que a porcentagem mÃnima de eleitorado ainda passará por discussão.
O projeto foi de autoria do senador mineiro Itamar Franco (PPS). Inicialmente, o ex-presidente não previa quantidade mÃnima de eleitores para o candidato enfrentar o pleito, mas, após discussão da ideia com outros senadores, foi favorável a essa mudança.
Outro demovido de um pensamento inicial foi Pedro Taques, que desejava a candidatura avulsa de candidatos a todos os cargos, porém também foi convencido para fazer um “teste” somente para prefeito e vereador antes de ser ampliado a outros cargos.
Os parlamentares ainda irão definir se a mudança passará a valer para o próximo pleito. Os projetos aprovados na comissão passarão pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votado em plenário.
Fonte: Diário de Cuiabá