19 de fevereiro de 2026

Nova Ubiratã

Meio Ambiente

Sorriso: Sema apura mortandade de peixes em córrego

Foto por: Gazeta digital

Uma denúncia de mortandade de peixes no córrego Gonçalves, em Sorriso (420 km ao Norte) é investigada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Samu). Também há morte de vegetação ciliar no local. O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) do município vistoriou o córrego.

Segundo o coordenador do órgão, Reinaldo Nunes, o processo de decomposição das árvores mortas ocasiona a mortandade dos peixes e pode ter provocado a morte da fauna no corrente.

“O que encontramos foi uma área do córrego inundada. A inundação causou a morte de algumas espécies arbóreas que, a partir da morte dessas espécies, podem ter entrado em putrefação. A decomposição dessa matéria orgânica pode causar a morte de peixes. Esse é um fenômeno bastante comum”, explicou. 

A Sema descartou a hipótese da presença de agrotóxicos na água. Órgãos do município também investigam se a mortandade tem relação com loteamentos em contrução nas proximidades do local.

O córrego Gonçalves forma o lago do Bairro Rota do Sol e deságua no Rio Teles Pires.

Fonte: Gazeta digital

Escrito por: Gazeta digital

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias