Nortão
O deputado estadual Mauro Savi (PSB) acusou o secretário estadual de Saúde Luiz Soares de “ter o rei na barriga”. A declaração acontece em reação do parlamentar à situação do Hospital Regional de Sorriso, que vai conseguir manter o funcionamento pelo menos até sexta (26), após a população arrecadar suprimentos a partir de mobilização no aplicativo WhatsApp.
Savi tem base eleitoral na cidade-pólo do Nortão e partiu para a briga.“Esse secretário deve ter M... na cabeça e o rei na barriga e não respeita o ser humano. Tentei falar com ele, na porta do Palácio Paiaguás, sobre a situação do hospital Regional. Me mandou falar com o secretário de Fazenda, alegando que não tem dinheiro. Nem quis me atender", disparou.
Nessa linha, o repúblicano completou: "por mim, retirem dinheiro da Assembleia, do Tribunal de Justiça, mas paguem os repasses da saúde”, disparou da tribuna na sessão vespertina desta terça (23). Também de Sorriso, Zé Domingos Fraga (PSD) reforçou a crítica ao que classifica como “caos na saúde”.
O parlamentar reclama que a população do município garantiu a construção do Hospital Regional e não pode continuar “botando a mão no bolso” por conta dos atrasos nos repasses. “Existe uma epidemia de falta de saúde em Mato Grosso. Estão promovendo um genocídio por omissão da base. Não vou atrapalhar o governo, mas não contem com o Zé Domingos enquanto a situação não for resolvida”.
Já a deputada oposicionista Janaina Riva (PMDB) destacou o vídeo no qual o ex-diretor-técnico Roberto Satoshi chora ao relatar os problemas enfrentados pela instituição. Nessa linha, entende que o governador Pedro Taques (PSDB) tem incapacidade de gerir a Saúde. “O vice-governador Carlos Fávaro precisa assumir a responsabilidade para a qual foi eleito. Pedro Taques tem que ser afastado”.
Fablicio Rodrigues
Líder do governo, Dilmar diz que AL propôs criação de comitê para buscar recursos e financiar a Saúde
Já Valdir Barranco (PT) propôs sobrestar a pauta da Assembleia até que a situação que também denomina de “caos na saúde” seja resolvida. "Mato Grosso está mergulhando no fundo do poço. Somos 24 deputados e não podemos ver o Estado afundar sem cumprir nosso papel”, enfatizou o petista. Alan Kardec (PT) também criticou o governo e defendeu que a Assembleia não pode aprovar a contratação de empréstimo de R$ 800 milhões junto a Caixa Econômica Federal (CEF) para a conclusão do VLT enquanto o Executivo não consegue financiar a Saúde.
“Deputado Romoaldo Júnior destinou emenda em 2015 para o Hospital de Santo Antônio do Leverger e não foi pago 1 centavo sequer. Ninguém nasce em Santo Antônio e Diamantino por falta de maternidade” lamentou.
A fala do petista irritou o líder do governo Dilmar Dal Bosco. O democrata foi na tribuna e fez discurso inflamado atacando o PT.
Defesa
Segundo Dilmar, a Assembleia já propôs a criação de comitê para buscar recursos para financiar a Saúde. Também pontuou que quase toda a arrecadação acaba sendo destinada para folha de pagamento e defendeu a conclusão do VLT.
“O empréstimo para a continuidade do VLT nada tem a ver com o financiamento da Saúde. Antes de criticar, olhe no retrovisor a roubalheira. O verdadeiro assalto que o PT fez contra o Brasil. BNDES, Mensalão, dinheiro na cueca. Olhe no espelho e veja toda a corrupção que promoveram neste país”, concluiu em fala destinada a Allan Kardec.
Cargos
A diretora geral do Hospital Regional de Sorriso, Lígia Leite, entregou o cargo nesta terça. O médico Roberto Satoshi também adotou o mesmo procedimento.
Fonte: RD News
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias