diretoria do Sinop Futebol Clube, tricampeão mato-grossense acaba de marcar um gol de placa e contrata o ex-atacante Muller, ex-São Paulo – Palmeiras – Santos – Torino da Itália, campeão da Copa de 94 com a seleção nos Estados Unidos. Muller será o novo técnico do Sinop e ficará no clube por um perÃodo de aproximadamente 3 anos com um projeto a longo prazo de levar o clube a disputar uma série B do brasileiro. Müller chega nesta sexta-feira em Sinop e deverá ser apresentado oficialmente pelo presidente Altair Cavaglieri ao torcedor e a imprensa na próxima semana. A principio a apresentação de Muller seria na próxima segunda-feira, mas agora deverá ocorrer na quinta ou sexta-feira.
A contratação aconteceu ainda na semana passada quando Müller esteve em Sinop participando de um encontro religioso, pois, hoje ele é pastor evangélico. O ex-craque esteve reunido com o presidente Altair Cavaglieri e alguns componentes da diretoria e ficou acertada a sua contratação. O que pesou para que o ex-craque aceitasse a proposta, foi o fato de ter gostado da cidade e pela receptividade calorosa dos sinopenses e o projeto audacioso do Sinop a longo prazo de trabalhar com as categorias de base e levar o time a elite do futebol brasileiro.
Inicialmente, o novo técnico fará uso de seus conhecimentos e experiência adquirida durante a sua bem sucedida carreira de jogador profissional, para realizar trabalhos visando a formação de novos jogadores, ou seja, seu trabalho estará voltado nas categorias de base. Na seqüência, Müller vai comandar o Sinop na Copa Governador e estadual de 2011. “Muller disse ao Showdoesporte que não conhecia a cidade de Sinop e esta região, mas que ao chegar por aqui foi amor a primeira vista. "Minhas expectativas no Sinop são ótimas. Tenho informações muito boas sobre esse jovem e promissor clube do futebol brasileiro que, inclusive já teve importantes conquistas: campeão do estado por três vezes; participou de duas copas do Brasil. E, que agora quer dar inicio num novo tipo de trabalho, tendo como exemplo o próprio Santos com "os meninos da vila". Haja vista, o caminho dos clubes pequenos para conseguir se manterem vivos e produzir resultados positivos é apostar na base, portanto, o presidente Altair está de parabéns por adotar essa nova tendência do futebol. Para mim é gratificante fazer parte desse projeto ", comentou Müller.
O técnico disse ainda que visualizar no Sinop a oportunidade de lançar sua imagem a um novo desafio dentro do cenário nacional, à de técnico de futebol. "São nos desafios que aparecem as grandes oportunidades", avaliou. Também, o fato de Mato Grosso ser sede da Copa do Mundo de um dos grupos em 2014 demonstra a necessidade ter representatividade no futebol brasileiro. "Sem dúvida é um mercado em ascensão e Sinop poderá conquistar o espaço não só a nÃvel de estado, mas, num futuro, alcançar o cenário nacional, na Série "D"... " afirmou.
O presidente do Sinop Futebol Clube Altair considera a contratação do "Ãdolo" do futebol, como uma oportunidade de dar novos rumos e alavancar o futebol profissional de Sinop." Com o currÃculo invejável, de um jogador que venceu tudo, que fez tamanho sucesso, chegou a onde chegou, e que dispensa qualquer tipo de comentário ou contestação, só trará benefÃcios em todos os sentidos, para clube. Após alguns fracassos, nos últimos anos o Sinop FC estava precisando de um choque de gestão, e foi quando eu conversei com o Muller e vi que seria a pessoa ideal para dar uma injeção de ânimo afim, de resgatar a credibilidade perante aos torcedores, e, empresários que investem e ajudam o Sinop" finalizou.
A história de Müller:
Sua carreira está identificada ao São Paulo, pelo qual foi campeão brasileiro em 1986 e em 1991, bicampeão da Libertadores em 1992 e 1993 e do Mundial Interclubes também em 1992 e 1993. Marcou o gol do tÃtulo contra o Milan, de costas, num lance histórico, no finalzinho do jogo, garantindo o bicampeonato. Ainda pelo São Paulo foi campeão paulista em 1985, 1987, 1991 e 1992 e da Supercopa da Libertadores de 1993. Müller chegou ao São Paulo em 1984, mas foi em 85, no time do técnico Cilinho, conhecido como os Menudos do Morumbi, que ele passou a ter destaque; no perÃodo em que vestiu a camisa 7 do São Paulo tornou-se o quinto maior artilheiro da história do clube, com 158 gols. Ostentou por algum tempo uma invencibilidade em finais de campeonato que só foi quebrada com a derrota na decisão da Libertadores de 1994. Apesar de ser um dos destaques do São Paulo nos anos 1990, durante o perÃodo em que Telê Santana foi o treinador, com quem teve alguns desentendimentos. Ao ser perguntado sobre quem considera ser o melhor treinador com quem trabalhou, Müller costuma apontar Vanderlei Luxemburgo e Émerson Leão.
Teve uma passagem de algum destaque no futebol italiano, de 1988 a 1991 onde jogou pelo Torino sem conseguir, no entanto, evitar o rebaixamento de seu time; e uma passagem mais rápida e menos destacada pelo Perugia Calcio. Também militou rapidamente no futebol japonês, pelo Kashiwa Reysol. Se destacou também em sua passagem pela Sociedade Esportiva Palmeiras, onde conquistou o Campeonato Paulista de 1996 e formou o badalado ataque dos 100 gols com Rivaldo, Djalminha e Luizão.
Nessa última fase de sua carreira foi apelidado de "garçom", dada a frequência que deixava seus companheiros em condição de fazer gols.
Os últimos tÃtulos antes de se aposentar foram com o Cruzeiro: a Copa do Brasil em 2000 e a Copa Sul-Minas de 2001. Pela seleção brasileira, disputou três Copas do Mundo: México-86 e Itália-90, quando foi titular no ataque ao lado de Careca, e EUA-1994, quando foi reserva na conquista do tetracampeonato mundial. Jogou 59 partidas (3 não-oficiais) com a camisa verde-amarela e marcou 12 gols (2 em Copas). Além da boa técnica, Müller tinha uma caracterÃstica que o colocava anos luz a frente de seus colegas de profissão: a inteligência para jogar futebol. Inaugurou uma nova era de jogadores cerebrais no futebol brasileiro (Bebeto, Silas, Alex), em que as jogadas vistosas e cheias de firulas, ficavam relegadas ao segundo plano, em nome da objetividade pelas vitórias. Às vezes Müller ficava o jogo todo "sumido", "apagado", para no final, "resolver" e sair consagrado pela torcida e pelos comentaristas. Participou como comentarista no programa esportivo Apito Final, da TV Bandeirantes, ao lado de Luciano do Valle, durante a Copa do Mundo de 2006; exerceu a função também no canal de TV a cabo SporTV. Apresentou uma passagem sem grande destaque pelo Santo André, no cargo de diretor-executivo do clube, onde era responsável pelas categorias de base e do futebol profissional. Em 2009, o ex-atacante foi contratado como técnico daquela que já foi uma das equipes mais tradicionais do interior paranaense, o Galo Maringá. Tal contratação faz parte de um plano que almeja levar novamente o clube a elite do futebol paranaense. Foi demitido em 08/01/2010. Prêmios Melhor jogador da final do Mundial: 1993 Bola de Prata: 1997 Melhor jogador da liga Calccio (Campeonato italiano): 1989 Artilharias Campeonato Brasileiro: 1987 - 10 gols (São Paulo) [editar] TÃtulos São Paulo Campeonato Paulista: 1985, 1987, 1991 e 1992 Campeonato Brasileiro: 1986 e 1991 Libertadores da América: 1992 e 1993 Mundial Interclubes: 1992 e 1993 Supercopa Libertadores: 1993 Recopa Sudamericana: 1993 Palmeiras Campeonato Paulista: 1996 Cruzeiro Campeonato Mineiro: 1998 Recopa Sul-Americana: 1998 Copa do Brasil: 2000 Copa Sul-Minas: 2001 Brasil Copa do Mundo: 1994 formações pessoais Nome completo LuÃs Antônio Corrêa da Costa Data de nasc. 31 de janeiro de 1966 (44 anos) Local de nasc. Campo Grande (MS).