25 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Nortão

Prefeito Toni Dubiella Entrega Kits Esportivos a Etnias Indígenas

Administração Municipal atende reivindicações indígenas em uma ação inédita intermediada pelo Prefeito José Antonio Dubiella (PSD), presidente da Câmara Delcio Weber (PSD), e os vereadores: Cléverson Anacleto (PR); Marcelo Ceolin (PSDB); Sidônia Kesller (PR); Joaquim Farias (PDT),  e lideranças indígenas, onde os mesmos participaram pela primeira vez de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual José Geraldo Riva; e demais secretarias para reivindicarem melhorias as famílias indígenas, entre os pedidos estavam os kits esportivos, que na oportunidade foi prontamente atendida pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel/MT), através do Secretário de Estado Ananias Martins de Souza Filho anunciou Dubiella.

A entrega foi realizada na última quinta-feira (28) por Dubiella, presidente da Câmara Delcio Weber e demais vereadores. Os kits esportivos estavam compostos por 10 bolas de futebol de campo; seis jogos de uniformes (vôlei; society; futebol de campo, adulto e infantil) e quatro bandeirinhas para os árbitros.

Os kits serão utilizados pelos atletas indígenas na realização da 4º edição dos Jogos estudantis Indígenas da Região do médio Xingu, que será realizado entre os dias 15 a 20 de setembro, envolvendo aproximadamente 300 atletas entre as categorias: vôlei; atletismo; arco e flecha; tiro ao alvo; society; cabo de guerra; peteca e natação.

Os classificados receberão medalhas e troféus, as disputas serão realizadas na Aldeia Moeygu. Danças culturais envolvendo aproximadamente 600 indígenas abrirão oficialmente os jogos.

O reconhecimento pelo trabalho que vem sendo prestado pela atual administração é unânime entre as principais lideranças indígenas. “Estivemos aqui há poucos dias e o prefeito Toni Dubiella, disponibilizou o nosso encontro com deputado Riva, e outras secretarias onde conseguimos levar nossos pedidos. Os desdobramentos devem continuar por parte dos líderes políticos, já avançamos muito em ter do atual prefeito a confiança em nós ouvir, deixamos ele a par da nossa realidade. Somos índios não queremos deixar nossa origem pra trás, queremos trazer ela aqui pra cidade (através de exposição dos nossos trabalhos), temos orgulho em dizer que viemos do mato, e hoje poder contar com a força política. Não falo a língua de vocês, mas entendo muito ela. Agradeço o prefeito por levar nossas etnias a Cuiabá, foi momento histórico para nós, e assim devemos continuar unindo  forças trabalhando por nossas comunidades deixando  as coisas prontas para nossos netos”, disse satisfeito o Cacique Melobo (através de um tradutor). 

“Recentemente realizamos uma audiência com líderes indígenas, oportunidade que ouvimos todas as demandas das aldeias, e identificamos que havia necessidade de separar os pedidos entre Município e Estado, e assim foi feito. Conseguimos uma audiência com presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual José Geraldo Riva, oportunidade que conseguimos deixá-los a par da nossa realidade. Nossa administração é de união entre Executivo e Legislativo, e assim pretendo continuar nada é conquistado sozinho. Em Cuiabá realizamos uma maratona em diversas secretarias, e fomos muito bem recepcionados. Os resultados devem acontecer em breve, estou muito otimista. As comunidades indígenas terão todo o respeito e atenção em nosso Governo”, declarou o gestor José Antonio Dubiella.     

“Tenho orgulho de você prefeito Toni e sua equipe de vereadores, vocês foram os primeiros a olhar para nós e abrirem as portas com as lideranças Municipais e Estaduais, conseguimos levar e já colher alguns dos frutos”, parabéns e obrigado, disse o representante da FUNAI Atapucha Waura.

Fonte: GIRO DA NOTICIA

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias