Nova Ubiratã
OUTUBRO ROSA
ARQUIVO
Foto por: Bruno Oliveira
Na ultima sexta-feira (26) realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Ubiratã, uma palestra em alusão ao mês do Outubro Rosa, que busca levar conhecimento e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Vale ressaltar que é a primeira edição do evento no município, e que a iniciativa surgiu por parte de mulheres da sociedade.
Criado em 1988 pelo Ministério da Saúde, sob a lei 12.116/2009, o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a doença, prevenção e o tratamento. Apesar de curável, o câncer de mama ainda é o tipo que mais mata no Brasil, mas graças a diversas ações e campanhas que visam conscientizar a população feminina sobre a importância dos exames regulares e do autoexame, a mulher passou a conhecer melhor o seu corpo e se munir de informação.
Uma equipe de mulheres se organizou para realizar o evento, com muitas brincadeiras e dinâmicas, palestras e dicas de beleza, o evento foi sucesso e teve participação em peso das mulheres do município de Nova Ubiratã.
Uma das palestras foi ministrada pela Enfermeira Vanderlisa Soma vila. Em entrevista a reportagem do Ubiratã News, Vanderlisa pontuou que o principal foco da palestra é conscientizar as mulheres do se conhecer, conhecer o corpo para que possam identificar qualquer alteração, disse ainda que a mulher fazendo o autoexame e detectando brevemente qualquer alteração, pode buscar atendimento imediato e assim alcançar a cura, e pontuou que o principal foco da prevenção é este evitar a mortalidade por conta do câncer de mama. Frisou Vanderlisa.
A reportagem também ouviu uma das organizadoras senhora Carolina Gomes, que pontuou que a ideia surgiu entre uma das colaboradoras do cartório do 1º oficio e que logo surgiram outros colaboradores que abraçaram a causa para que o primeiro encontro fosse realizado. Pontuou que o dia nacional da prevenção do câncer de mama é no dia 19 de outubro, e que agora Nova Ubiratã tem o privilégio de receber mais de 120 mulheres no evento que foi organizado por vários membros do município.
Também ouvimos uma das varias participantes do evento, na ocasião a reportagem entrevistou a senhora Aurea da Silva Matos, que disse que o evento é muito importante, destacou ainda que o município se preocupa com a saúde da mulher, e que o evento estava muito bom e bem organizado.
Queremos ressaltar que inciativas como está tem o apoio deste veículo de comunicação e que fazemos questão de dar suporte na divulgação de eventos como este que visa colaborar para a qualidade de vida da sociedade de modo geral.
Fonte: Ubiratã News/Bruno Oliveira
Fonte: Redação UBTNEWS
Escrito por: Bruno Oliveira/Ubiratã News
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias