20 de fevereiro de 2026

Nova Ubiratã

Nova Ubiratã

NOVA UBIRATÃ. Prefeito acredita que decisão será reformada no TSE

Foto por: CELEIRO DO NORTE

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos e o vice, Ademair Vani, cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acreditam que vão reverter a situação após os advogados de defesa terem recorrido da decisão por meio de agravo regimental. “O Ministro do TSE, Dias Tófolli, depois de avaliar os autos, nos concedeu uma liminar que foi “derrubada”, de forma monocrática (isolada), pelo também ministro do TSE, Luís Fux, porém nossos advogados estão trabalhando para reverter essa situação, exigindo que o processo seja analisado por todos os ministros, e não por apenas um”, explicou Valdenir ao Celeiro.


Valdenir, ao ser questionado pela reportagem do Celeiro, negou qualquer abuso de poder econômico e uso de mídia para ser favorecido. “A justiça será feita. Não usamos do poder econômico e muito menos da mídia para nos favorecer”, afirmou. Esse imbróglio judicial instaurou-se após a coligação “Nova Ubiratã é Mais” propor Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em face do prefeito e vice-prefeito, vencedores do pleito de 2012, pela prática de abuso de poder econômico por uso indevido de veículo de comunicação social.


A AIJE foi julgada improcedente pelo Juízo da 43ª Zona Eleitoral e a coligação recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No recurso, a coligação argumentou que foram divulgados vídeos, fotos e matérias em sites e jornais escritos de Nova Ubiratã com intuito de difamar os adversários políticos. O recurso foi acolhido pelo Tribunal que reconheceu a prática do abuso de poder econômico por uso indevido de veículo de comunicação social e cassou os diplomas do prefeito e vice-prefeito, além de torná-los inelegíveis por um período de oito anos.


Posteriormente, o prefeito Valdenir José dos Santos e o vice, Ademar Vani, manejaram recursos e pleitearam medida cautelar a fim de suspender os efeitos do recurso supracitado para manterem-se nos respectivos cargos. A medida cautelar foi deferida e o presidente do TRE concedeu liminar para manter o prefeito e o vice-prefeito nos cargos, até decisão do TSE. Em sua decisão, o TSE entendeu que restou comprovada a prática do abuso do meio de comunicação social, que influenciou no pleito e viciou a vontade dos eleitores. Se os advogados de ambos não obtiverem êxito em reformar a decisão judicial, o presidente do Legislativo pode assumir o cargo temporariamente.

Fonte: Http://www.celeirodonorte.com.br/VerNoticia/13841NORTE

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias