26 de janeiro de 2026

Nova Ubiratã

Nova Ubiratã

Sem festas, Nova Ubiratã comemora 19 anos de emancipação nesta semana

O município de Nova Ubiratã completa 19 anos nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, de sua emancipação político-administrativa e sem grandes comemorações.

 

O site Acontecenewsmt, apurou que o poder publico não preparou nada para comemorar a data festiva do Município, o que comprova o abandono das autoridades politica para com a cidade, ou seja, só estão preocupados em receber seus salários no fim de cada mês.

 

Até a data desta terça feira 16/12 não tem nada programado como, por exemplo, atrações locais, Shows ou até mesmo apresentações culturais. Para que a data não passe totalmente em branco ou sem nada de atração para o cidadão Ubiratanense, a secretaria de esportes esta preparando uma mini maratona e um torneio de vôlei de areia que será realizado na sede do município para comemorar a data, algo que não representa em nada para o povo trabalhador e desbravadores desta importante cidade. Nova Ubiratã passou por inúmeras dificuldades nos últimos anos.

 

Infelizmente o município esta com sua imagem manchada, isso por escândalos políticos, vereadores presos acusados de chefiarem o trafico de drogas, prefeito cassado e no cargo com liminar concedida pela justiça e entre outras que contribuíram para o regresso da Cidade. Sem festas oficiais, o que resta ao povo é se preparar para correr e caminhar pelas ruas esburacadas de Nova Ubiratã, ressaltamos aqui o empenho e a iniciativa da secretaria de esportes que com um pequeno evento não deixa a data passar despercebida.

 

Nova Ubiratã foi criado em 19 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual 6.691, desmembrado de Vera e Sorriso e hoje com aproximadamente 10 mil habitantes, Sua Área é de 1.277,065 quilômetros quadrados, representando 1.4053% do território de Mato Grosso e 0.1494% de toda área brasileira. Além da sede, o município é constituído pelos distritos de Entre Rios, Novo Mato Grosso, Parque Água Limpa, Piratininga, Santa Terezinha do Rio Ferro e Santo Antônio do Rio Bonito.

 

Faz limite com Sorriso, Vera, Santa Rita do Trivelato, Rosário Oeste, Paranatinga e Feliz Natal. O município é banhado pelos rios Von Den Steinen e Ronuro e cortado pela rodovia BR-242, além de 4,2 mil quilômetros de estradas vicinais.

 

A localidade foi fundada por Manoel Pinheiro, proprietário da empresa Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda (Comipil) e que colonizou parte da área da antiga Fazenda Ubiratã, que empresta o nome à Nova Ubiratã. O termo ‘Nova’ foi acrescentado para diferenciar da cidade paranaense de Ubiratã.

 

A dependência genealógica é de Cuiabá, que deu origem ao município de Chapada dos Guimarães, de onde foi desmembrado Sinop, que originou o município de Vera, que deu origem a Nova Ubiratã.

Fonte: Acontecenewsmt

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias