25 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Polícia

Homem que arrancou coração da tia não irá a júri por ter transtorno bipolar

Foto por: Hiper Noticias

O juiz da comarca de Sorriso (a 396 km de Cuiabá), Anderson Candiotto, considerou que Lumar Costa da Silva é inimputável após ter sido diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar Tipo I. Com isso, ele não deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri. Lumar foi preso por ter arrancado o coração da própria tia, Maria Zélia Cosmos, em julho de 2019.

Devido ao diagnóstico, o magistrado pontuou que "o periciado possui transtorno afetivo bipolar tipo I, e não podia, ao tempo da ação, entender o caráter ilícito da ação, bem como, de se determinar de acordo com este entendimento."

"De fato, da análise dos autos, em cotejo com os elementos indiciários de prova produzidos nos autos da ação penal em apenso, tenho que o laudo pericial deve ser homologado, haja vista que estou convencido da inimputabilidade do acusado ao tempo da ação.", ressaltou.

O laudo psiquiátrico foi juntado aos autos no dia 23 de novembro e aponta que a perícia foi realizada em três dias sendo 19 e 27 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Ressocialização de Sorriso.

Em uma das sessões com o psiquiatra Rafael De Paula Giusti, Lumar alegou que “sempre teve inveja das pessoas que tinham uma família saudável” e que durante a infância era agredido pela mãe, que diversas vezes batia a cabeça dele contra a parede.

De acordo com o laudo, no dia do crime, Lumar usou a substância LSD para que durante uma medicação ele pudesse "abrir o terceiro olho e ver tudo como tinha que ser visto". Ele afirmou ao médico que após usar a droga, foi até um restaurante e, no estabelecimento, as "vozes" na cabeça dele ficaram mais fortes e o incitavam para ir à residência tia.

Segundo Lumar, as vozes diziam que Maria era uma bruxa e que estava vendendo a alma dele. Durante a sessão, ele afirmou que diariamente costumava ouvir vozes, porém elas era fracas e pouco compreensíveis. O médico Rafael apontou que Lumar não apresentava sinais de exaltação, nem estava deprimido. Ressaltou ainda que o acusado não apresentou sensibilização frente aos fatos ocorridos, confirmando, assim, os sintomas de Transtorno Afetivo Bipolar.

Após o diagnóstico, o médico recomendou tratamento psquiátrico por tempo indeterminado.

Entenda o caso

Maria Zélia foi assassinada no dia 2 de julho de 2019, dentro de sua residência, na cidade de Sorriso. De acordo com a Polícia Civil, Lumar teria esfaqueado a vítima e, em seguida, cortado o tórax de Maria e arrancado seu coração. Depois do crime, o suspeito ainda levou o órgão para a filha da vítima. Peritos da Politec apontam que a tia de Lumar teve seu coração arrancado enquanto ainda estava viva. 

 

Fonte: Hiper Noticias

Escrito por: Hiper Noticias

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias