Política
CATTANI é acusado de supostos crimes de peculato, desvio e emprego irregular de verbas públicas.
Foto por: Reprodução
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio de decisão do desembargador Marcos Machado, autorizou a abertura de investigação contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) por supostos crimes de peculato-desvio e emprego irregular de verbas públicas.
O caso, que tramita sob a competência do Núcleo de Ações Competência Originária (Naco) devido ao foro por prerrogativa de função do parlamentar, foi encaminhado ao Grupo Operacional Permanente (GOP) para o cumprimento das diligências criminais necessárias.
Os autos foram remetidos à Delegacia Especializada em Crimes contra a Administração Pública de Cuiabá após o Ministério Público (MPMT) apontar indícios de desvio de finalidade no uso de recursos da Assembleia Legislativa (ALMT).
O foco da apuração é a conduta da assessora parlamentar Natália Jovelina Rogério dos Santos, flagrada comercializando produtos da queijaria particular da família de Cattani durante a feira Show Safra 2026, em Lucas do Rio Verde. A servidora recebeu R$ 1.620,00 em diárias pagas pelo erário público para, teoricamente, cumprir agendas institucionais do legislativo no evento.
Em manifestação oficial, o deputado Gilberto Cattani minimizou as acusações, classificando o episódio como uma “narrativa da imprensa”.
A defesa do parlamentar sustenta que a assessora cumpria rigorosamente uma agenda oficial do gabinete no estande institucional da ALMT e realizava roteiros de demandas no interior do estado, negando qualquer irregularidade ou uso da máquina pública para promoção de negócios privados.
Fonte: Blog do Lucio
Escrito por: Redação
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias