30 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Política

MESMO COM 05 VOTOS CONTRA, CONTAS DE VALDENIR SÃO APROVADAS.

Foto por: Ubiratanews

A Câmara de Nova Ubiratã reuniu-se em Sessão Extraordinária na manha de hoje (16/12/19) e aprovou as contas de 2018 da Administração do Prefeito Valdenir José dos Santos. O Placar da votação foi de 05 votos contrário, contra 04 votos favoráveis a aprovação. Votaram contra os Vereadores Leonildo Antônio (PV), José Dias Pedroso (PSB), Diogo Feijó Setter (PSD), Claudir Antônio Rizzo (PDT) e Heder Sais Machado (DEM). Votaram favoráveis a aprovação os Vereadores Adilson Luis da Silva (PMB), Elaine Cristina Teixeira (PMB), Jaime Hobold Junior (DEM) e Nilton Luiz Parizoto (PSDB).

Mesmo que 05 Vereadores votaram contra a aprovação, as contas foram aprovadas, pois seriam necessários 06 votos para que fossem reprovadas.

Em entrevista a este site de noticias, o Vereador Nana justificou os votos da oposição e analizou o voto contrário do Vereador HEder Machado, que mesmo aliado do Prefeito, votou pela reprovação das contas.

 

 

Ubiratanews: A oposição votou contra as contas de 2018. Porque?

 

NANA:  A oposição já aprovou contas do Prefeito Valdenir no passado sem que fossem devidamente analisadas, dando um crédito para o Prefeito e não atrapalhar o desenvolvimento do Municipio. Despois vieram diversos processos do Tribunal de Contas e do Ministério Público, inclusive com bloqueio dos bens do Prefeito e a Câmara passou por omissa. Agora entendemos que depois de 07 anos e mesmo com todos os processos que o Prefeito responde, ele continua com os mesmo erros. Então teve tempo de corrigir e não corrigiu e não queremos ser cumplices de irregularidades cometidas pela Administração.

 

Ubiratanews: Vereador NANA, o Sr. solicitou de um Requerimento solicitou junto ao Prefeito Municipal todos os pagamentos, transferência, conta bancaria, contratos, depósitos, feitos pelo o Instituto Social e Organizacional do Brasil – ISO Brasil. O que o sr. e os demais vereadores puderam averiguar na resposta desse requerimento?

 

NANA: Nós percebemos e que os valores cobrados de encargos de cada servidor e individual, as funções são as mesmas, somente a taxas de administração e diferente de cada cargo, como por  exemplo em um pagamento de um Medico mensal, aonde o valor do salario de 36.260,10(trinta e seis mil duzentos e sessenta reais e dez centavos) os encargos da ISSO-BRASIL chegou custa 10.878,03(dez mil oitocentos e setenta oito reais e três centavos) ficando um custo aos cofres públicos de 47.138,13(quarenta e sete mil cento e trinta oito reais e treze centavos.

 

Ubiratanews: Porque o Sr. vê indícios de irregularidades que merecem ser investigados?

 

NANA: Porque em nosso entendimento, os  valores cobrados pela ISO-Brasil é  apenas pra receber o dinheiro do Município e repassar ao servidor que recebe através de um CNPJ, sendo que o custo de documentos exigidos pela Prefeitura è de responsabilidade de cada servidor que paga seu contador separadamente. “Todo empresário sabe o valor de mercado cobrado pelo escritório de contabilidade para cuidar de suas empresas, e posso afirma que os cobrados pelo ISO-BRASIL e exorbitante. Em 2019 o valor cobrado e de R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) mês, para fazer o pagamento de 27 prestadores de serviços. Se compararmos com os salários pagos os servidores do RH da própria Prefeitura que  são responsáveis pela folha de pagamentos de mais de 300 funcionários públicos podemos ver a falta de compromisso com o dinheiro público.

 

Ubiratanews: O Sr. dis ter estranhado o voto contrário do Vereador Heder Machado, porque?

 

NANA: As suspeitas de mau uso de dinheiro público, levou o Vereador Heder Machado, que é Vereador da situação, ou seja, aliado do Prefeito Valdenir José dos Santos, a votar contra a contas anuais referente ao exercício de 2018. Heder foi convencido de  que o há fortes indícios de desvio de recursos públicos através do termo de parceria firmado entre a Prefeitura e a ISO Brasil. Segundo Heder, O que estranhamos è que a parceira com a ISO vem desde 2013,  da primeira gestão do prefeito Valdenir Jose dos Santos, e o Vereador Heder já ocupava o cargo de Vereador nesta casa e o mais grave, a pasta da Secretaria de Saúde do Município sempre, esteve sobre o comando DEMOCRATAS-DEM, partido do Vereador,, e só agora aos 45 minutos do segundo tempo surgem o interesse do vereador cobrar explicações sobre o assunto? Estranho também o fato do  vereador Jaime Hobold Junior, também do DEM, não acompanha-lo em  seu voto.

 

Ubiratanews: O Sr. acha que o Democratas deveria ter fechado questão e ter votado contra?

 

NANA: Veja bem, a vice-prefeita Eliane Roman Ross, que também é filiada ao DEM, seria caminho mais fácil para o vereador obter e cobra explicações, tendo em vista a mesma ter sido  Secretaria Municipal de Saúde durante o primeiro mandato de Valdenir. Ou seja, quando iniciaram esses termos de parceria, que primeiro foi com a ADESCO e depois com a ISSO. O DEM além de comandar a Secretaria de Saude, também foi conivente com as possíveis irregularidades. Porque agora não votou pela reprovação? Só um vereador voltou contra, sabendo que seriam necessários 06 votos? Será que não sabiam o que estava acontecendo?

 

Ubiratanews: Sobre essa questão da Parceria com a ISSO Brasil, o que o Sr. acha que a Câmara deve fazer?

 

NANA: Investigar. Mesmo que o TCE já estja com processo aberto para investigar, cabe a Câmara também se manifestar, afinal de conta são valores muitos altos com suspeita de desvio ou mal versassão de recursos públicos. Porque além da cobrança de um percentual fixo e exorbitante de 25% a título de taxa de administração, o MPC apontou outros indícios de ilegalidades, como terceirização ilícita de mão de obra, em desrespeito ao princípio constitucional do concurso público; probabilidade de que os pagamentos tenham sido realizados sem prévia dotação orçamentária; ausência de documentação sobre os atos administrativos praticados, comprometendo a avaliação da legalidade e legitimidade, o fato de o presidente e o diretor técnico do Instituto Social e Organizacional do Brasil – ISO Brasil também estarem ligados à Adesco, que está sendo fiscalizada no TCE por atos similares, entre outros.

Fonte: Ubiratanews

Escrito por: Ubiratanews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias