Contrariando o que se tornou “normal” em fechamento de mandatos de prefeitos, especialmente os derrotados nas eleições de outubro, o prefeito do município de Nova Ubiratã, Osmar Rossetto, o Chiquinho (PT), está deixando a função a qual exerceu por oito anos, com a situação da prefeitura em dia e pronta para o trabalho.
Na Secretaria de Obras, por exemplo, as máquinas foram entregues em condições de trabalho e com os tanques de combustível cheios, além do reservatório da garagem com cerca de 5 mil litros á disposição para o início de trabalho imediato. “O nosso sucessor tem a condição de começar trabalhando normalmente no dia 02 sem nenhum problema”, declarou o prefeito, em entrevista à Rádio Sorriso.
Outra questão lembrada pelo administrador que está saindo é a saúde, onde conseguiu elevar o índice de qualidade ao segundo lugar no ranking do Centro-Oeste, conforme divulgação do Ministério da Saúde, a frente de municípios maiores, como Sorriso, por exemplo.
A prefeitura acaba de receber ônibus escolares novos e um caminhão compactador para a coleta do lixo, adquirido 100% com recursos próprios, que já está trabalhando.
“Nós nos preocupamos em deixar a casa em ordem, sem dívida, com crédito na praça e ainda cerca de R$ 1,2 milhão em caixa para o próximo gestor, isso significa quase meio mês de arrecadação do município”, informou Chiquinho, lembrando que está situação é bem diferente daquela que assumiu em 2005, quando a prefeitura sequer conseguia comprar fiado no comércio, pela fama de inadimplente.
“Antecipamos já o salário de férias dos professores e mais alguns funcionários, que deveria ser pago em meados de janeiro, além de outros benefícios e direitos dos servidores. Temos a grata satisfação de apresentar este resultado no final de nossa gestão”, complementou.
Dentre as realizações mais importantes, o prefeito Chiquinho destaca a viabilização da rodovia BR-242, a qual foi a maior liderança a articular, primeiramente a manutenção do traçado por Nova Ubiratã (havia um ante-projeto levando a estrada para Nova Mutum), e depois a construção da mesma, cujo avanço já está grande rumo à região leste do estado. “Sem sombra de dúvidas olhar hoje esta rodovia cortando nosso município é emocionante e ela será a responsável por um grande desenvolvimento da nossa cidade e interior, pois agora deixamos de ser fim de linha e passamos a ser meio de linha”, analisou.
Rossetto foi vereador de 2001 a 2004 e de 2005 a 2012 exerceu a função de chefe do Poder Executivo municipal em Nova Ubiratã. “As prioridades daqui pra frente deverão ser outras. Nós tínhamos que organizar a casa, e hoje ela está organizada e estruturada, agora temos que viabilizar investimentos na busca por geração de emprego e renda, entre outros”, finalizou.
Assume a prefeitura neste dia 1º de janeiro, o ex-secretário de agricultura de Chiquinho, Valdenir José dos Santos (PMDB), que disputou a eleição com outro ex-secretário de Chiquinho (Saúde), Marco Felipe (PSB).
Nova Ubiratã completou 17 anos de emancipação político-administrativa neste último dia 19 de dezembro, e Valdenir será o terceiro prefeito neste período todo. José Bauer (DEM) foi o primeiro e que se reelegeu, e na seqüência foram mais 8 (oito) anos de Osmar Rossetto.