Política
Levantamento do Paraná Pesquisas publicado nesta quinta-feira indica vitória do petista em primeiro turno no estado Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/parana-pesquisa
Foto por: Reprodução
Oitavo maior colégio eleitoral do país e terceiro do Nordeste, com 6,9 milhões de brasileiros aptos a voltar nas próximas eleições, o Ceará tem ampla maioria para reconduzir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um quarto mandato presidencial. Segundo levantamento publicado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 31, o petista tem chances de vitória já no primeiro turno entre o eleitorado cearense.
Segundo a pesquisa, Lula tem 52,7% das intenções de voto no primeiro turno no Ceará, enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pontua 29,7% entre o eleitorado local. Considerando os limites da margem de erro, a vantagem do petista sobre o senador varia de 17,8 a 23 pontos percentuais no estado.
Em relação ao levantamento publicado pelo Paraná Pesquisas em março de 2026, Flávio Bolsonaro cresceu 2,4 pontos percentuais e Lula oscilou 0,5 ponto para cima — ambas as variações estão dentro da margem de erro da sondagem, que é de 2,6 pontos para mais ou para menos.
No mesmo cenário, tecnicamente empatados na terceira posição, aparecem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 2,3% dos votos; o ativista Renan Santos (Missão), com 1,1%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 0,8%; e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC), com 0,3%.
Votos em branco e nulos somam 7,7%. Já 5,4% não souberam responder.
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Flávio, o petista registra 55,3%, e o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 33,7% .
Votos em branco e nulos são 6,3%. Outros 4,7% não souberam responder.
Segundo a pesquisa, o governo Lula é aprovado por 55,7% dos entrevistados, enquanto 40,7% desaprovam a gestão petista. Outros 3,6% não souberam responder.
Foram ouvidas 1.500 pessoas em 68 municípios cearenses, entre os dias 27 e 30 de março, por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi realizado com recursos próprios do instituto e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo CE-00151/2026.
*Sob supervisão de Lucas Schroeder
Fonte: Revista VEJA
Escrito por: Bruno Caniato
Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias