19 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Política

Prefeito de Sorriso explica saída de secretários e apoia CPI para investigar possíveis fraudes de servidores

Foto por: Só Notícias

O prefeito Ari Lafin se manifestou, há pouco, sobre o pedido de exoneração dos secretário de Saúde Luís Fábio Marchioro e de Cidades Ednilson de Oliveira, ontem, em meio a abertura da investigação sobre servidores fantasmas e por evidências de pagamentos ilegais de nota fiscais em serviços com ordens judiciais.

“Tanto o Luís Fábio como o Ednilson me procuraram e conversaram bastante. Os dois secretários se colocaram à disposição para que pudessem estar se retirando nesse momento, pois as investigações apuram uma traição de pessoas de confianças deles. Eles se sentem parte integrante e querem se colocar à disposição de todas as investigações e não querem em momento nenhum prejudicar qualquer fator investigatório, eles com muita grandeza, inclusive quero parabenizá-los por buscarem a inocência e eu particularmente tenho muita confiança e conheço os dois”, explicou.

Lafin destacou que o executivo vem trabalhando para ajudar na apuração do possível esquema fraudulento. “Desde o descobrimento dos fatos na semana passada estamos buscando tomar todas as providencias necessárias. Notificamos os secretários envolvidos nas pastas, no qual eles também tomaram suas atitudes em afastar os servidores envolvidos no início desse processo fraudulento. Buscamos levar e pedir apoio ao Ministério Público que as investigações pudessem ser intensificadas no criminal “.

A apuração preliminar apontou um servidor de cada pasta no envolvimento, juntamente com supostas empresas para realização do esquema. “Estamos buscando entender agora quais foram os fatores. Algumas pessoas já temos, uma da secretaria de Cidades e outra de Saúde. Eu não estou autorizado e não posso falar nomes pois é uma questão investigatória e provavelmente outras pessoas serão investigadas”.

O prefeito também revelou confiar no secretário de Saúde e afirmou que é necessária uma investigação mais aprofundada. “Eu conheço o Luís Fábio há muitos anos e ele está muito triste e abatido. Ele confiou plenamente na equipe e assinou notas fiscais. Agora não sei o que essa servidora vai falar a partir de agora, pois a pessoa quando está acuada pode também em declarações inventar algum tipo de pretexto, mas isso precisa ser investigado, com rastreamento de contas”.

Com a saída dos dois secretários, uma comissão entrará juntamente com a secretaria de Administração para continuar os trabalhos nas duas pastas envolvidas. “Nessa quarta-feira estamos entrando com uma comissão de intervenção administrativa na secretaria de Saúde e de Cidades, para que possamos através de atos executivos internos levantarmos e auditarmos com a controladoria e procuradoria. É uma comissão formada por advogados e técnicos contábeis, onde o secretário de administração fará isso nas duas secretarias”.

Lafin afirmou que apoia uma CPI por parte dos vereadores. “Se a câmara municipal quiser abrir um CPI nós precisamos colaborar também, já que o legislativo é importante. Eu sou o principal interessado e acho que o poder legislativo deve atuar sim. O que queremos é apurar os fatos e que o mais rápido possível os inocentes possam ser inocentados. Estou com a mente e o coração tranquilo, temos que agora reestruturar com as saídas a parte operacional, porque não podemos deixar essas duas secretarias paradas”, finalizou.

Fonte: Só Notícias

Escrito por: Só Notícias

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias