29 de março de 2024

Nova Ubiratã

Política

PSOL pede cassação de deputado de MT por tentar "calar" colega na Câmara

Foto por: Noticia exata

O PSOL ingressou, nesta terça-feira (21/6), com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado federal José Medeiros (PL-MT).

Na última quarta-feira (15/6), o parlamentar interrompeu a fala da deputada Talíria Petrone (PSol-RJ) durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa.

Na ocasião, a deputada do PSOL questionava o ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre a execução, pela Polícia Rodoviária Federal, de Genivaldo de Jesus, em Sergipe, e mencionou também os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, no Vale do Javari, no Amazonas.

Na representação, o presidente do partido, Juliano Medeiros, lembra que não é o primeiro caso de violência política de gênero no país – nem é a primeira vez que tentam silenciar a congressista do Rio de Janeiro.

“O esforço em colocar uma mordaça nas liberdades democráticas é o verdadeiro modus operandi da atuação deste governo – seguido fielmente pelo deputado Medeiros. A lógica do combate ao inimigo, típica de regimes autoritários, está presente de forma constante na condução de Bolsonaro e seus aliados e não por acaso mulheres negras que decidem ocupar a política carregando um conjunto de pautas concernentes à suas realidades, como Talíria Petrone, são alvos constantes”, ressaltou a sigla no documento.

O partido pede que o Conselho de Ética da Câmara instaure o processo de investigação e declare a quebra de decoro parlamentar por parte de José Medeiros, cassando o seu mandato.

Para Talíria Petrone, é inadmissível que qualquer parlamentar tente calar uma deputada eleita e com legitimidade para fazer questionamentos a qualquer integrante do governo.

“Se o deputado bolsonarista tinha a intenção de me calar, perdeu tempo, porque nada vai nos intimidar diante do ódio e da forma violenta como agem. Agora queremos que ele responda por essa atitude que não condiz com a postura de um homem eleito para um cargo público”, disse a deputada.

Fonte: Noticia exata

Escrito por: Noticia exata

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias