18 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Política

Selma diz que sua cassação foi recado para Moro e Dallagnol

Senadora, que foi cassada por seis votos a um no TSE, afirma que não volta para a política

Foto por: MidiaNews

A senadora Selma Arruda (Podemos) afirmou que a cassação do seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (10), foi um "recado" para o ministro Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol não entrarem para a política.

 

Ex-juiz federal, Moro foi o responsável pelas decisões relativas à Operação Lava Jato, enquanto Dallagnol foi o coordenador da força-tarefa das investigações dentro do Ministério Público Federal.

 

Em um áudio que circula no WhatsApp, a senadora afirma - com voz embargada - que o caso dela deverá ser usado como exemplo para que membros do Judiciário ou do MP não ingressem na política. 

“Eu sei que eu sou exemplo que eles querem dar para Sergio Moro e Dalagnol para não ousarem entrar para a política. Me disseram isso, inclusive dois ministros que advêm da advocacia disseram que os ministros em geral não têm simpatia pelas pessoas que saem da Justiça e vão para a política” afirmou a senadora.

 

“Portanto, a gente sabe que o que aconteceu comigo é um recado para o Moro. Que Deus abençoe essas pessoas, que Ele abra muito a cabeça delas e que o meu exemplo sirva todos vocês”, completou. 

 

A senadora relembrou o voto do ministro Edson Fachin, único dos sete magistrados do TSE a votar contra a sua cassação. Segundo ele, os elementos do processo não são suficientes para provar os crimes de abuso de poder econômico e caixa 2.

 

“O voto do Fachin lavou a minha alma. Ele foi a única pessoa que leu esse processo. Graças a Deus não foi nenhum corrupto. Foi um ministro decente cujos votos honram todos nós no STF. Para mim, vou levar isso para vida”, afirmou.

 

Por seis votos a um, os ministros da Corte Eleitoral confirmaram a cassação do mandato da senadora por caixa 2 e abuso do poder econômico na eleição do ano passado, na noite de terça-feira (11).

 

Para que Selma seja afastada em definitivo, o TSE devem encaminhar acordão, que ainda será publicado, ao Senado.

Selma, que se aposentou da Magistratura no ano de 2018, afirmou que agora deve aproveitar a aposentadoria e vai ficar longe da política.

 

“Já disse aos meus filhos: estou saindo de cabeça erguida, com a consciência tranquila de que tentei. Porque alguém tem que sair fora nessa história. Fui eu. Não volto mais para política, nem que a vaca tussa”. 

 

“Não contem comigo para nada nessa política. Agora vou aproveitar minha aposentadoria como eu deveria ter feito antes. Agora vou entregar os pontos. Mas não sem a consciência tranquila de ter tentado”, completou.

 

Ao fim do áudio, a senadora agradece aos colegas senadores que prestaram apoio a sua candidatura.

Cassada em duas instâncias

 

Selma teve mandato cassado, por unanimidade, em abril deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por abuso do poder econômico e caixa 2. Logo após, ingressou com recurso junto a Corte superior da Justiça Eleitoral.

 

Na noite desta terça-feira (10), por seis a um, os ministros mantiveram a cassação da senadora, bem como seus suplentes, o empresário Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes. Conforme a decisão, Selma e Possamai foram tornados inelegíveis por oito anos.

 

Cabe recurso contra a decisão. No entanto, conforme a Legislação, Selma deverá aguardar o julgamento de um eventual recurso fora do cargo.

 

Na semana passada, o ministro Og Fernandes, relator do TSE, já havia votado pela manutenção da cassação da congressista e realização de nova eleição. 

 

Na noite desta terça, votaram os ministros Rosa Weber (presidente), Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luis Felipe Salomão, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos. Apenas Fachin ficou a favor de Selma.

 

Para livrar da cassação, Selma precisaria de quatro votos favoráveis ao seu recurso. 

 

Selma e seus suplentes Gilberto Eglair Possamai e Clérie Fabiana Mendes estão inelegíveis por oito anos.

Fonte: MidiaNews

Escrito por: MidiaNews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias