20 de abril de 2024

Nova Ubiratã

Saúde

COSEMS: Presidente do Cosems Marco Felipe fala sobre os trabalhos do Conselho.

A seguir, um pequeno discurso do Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) Marco Antônio Norberto Felipe:

Marco Felipe é Presidente do Cosems/MT

Foto por: Arquivo

O Cosems/MT tem uma história muito bonita. Uma instituição fundada há 33 anos, que realmente tem uma grande missão.

Hoje ser presidente de um Cosems/MT é de uma responsabilidade gigantesca, pela nossa missão, pela nossa visão, pelos valores que nós defendemos. E a grande missão do Cosems/MT, quando falo Cosems/MT não é apenas o Presidente, mas todos os 141 Secretários de Saúde de Mato Grosso, é realmente trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando aí os gestores municipais de saúde, atuando como um modo permanente de intercâmbio, de experiências, de informações e por meio da participação efetiva na formulação das políticas públicas no estado. E buscando a melhoria, na verdade, para a saúde da população mato-grossense.

O Cosems/MT é um cosems que possui respeito a nível nacional, a nível estadual, a nível municipal e a nível regional também, com os nossos vice-regionais. E nós temos uma visão muito clara do que queremos, do Cosems, de ser uma instituição modelo no país, pela sua organização e funcionamento, sendo interlocutor entre gestores municipais nas políticas públicas de saúde no estado de Mato Grosso. Isso será dado como um valor muito grande, com muita transparência, ética, compromisso, cooperação, dedicação e respeito entre os entes, entre os gestores municipais, gestores estaduais e gestores federais.

Penso.. é muito difícil falar do Cosems quando você está dentro do Cosems, mas a nossa missão é muito grande, e é isso, é trabalhar realmente pela autonomia dos municípios. Nós temos avançado muito com a atuação do Cosems, dos nossos vice-regionais, dos nossos Secretários Municipais, nós temos percebido nitidamente, sentido e vivido este momento.

Eu sei que muitas vezes a gente vê um retrocesso, em alguns momentos no SUS, mas esses retrocessos… o Cosems acaba trabalhando para que esses retrocessos não se consolidem, mas na verdade que a gente avance, a nossa missão é avançar, avançar em todos os valores, em todos os sentidos.

Então eu repito, o Cosems/MT é uma instituição muito respeitada e que realmente tem trabalhado diuturnamente em busca de soluções, várias estratégias, para que tenhamos uma saúde de qualidade lá na ponta.

Nós temos vencido a cada dia uma batalha, a guerra não vencemos ainda, podemos dizer que vamos vencer a guerra quando esse SUS for um SUS que atenda até o cidadão mais longe, ser atendido mesmo com todo esse vazio sanitário, principalmente no estado de Mato Grosso.

Mas eu creio que, com muito trabalho, muita perseverança, nós vamos conseguir atingir o nosso objetivo em que o Cosems seja o ator principal dessa luta pela saúde pública do estado de Mato Grosso, levar essa saúde pública de Mato Grosso a exemplo, a nível nacional.

Sabemos das dificuldades, das limitações em todos os órgãos, mas o Cosems é isso, o Cosems está ali justamente para isso, para ajudar a resolver essas questões de saúde no estado de Mato Grosso.

Marco Antonio Norberto Felipe

Fonte: Jefferson Willian/Cosems/MT

Escrito por: Jefferson Willian/Ubtnews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias