29 de março de 2024

Nova Ubiratã

Saúde

SES convoca idosos a buscarem a quarta dose da vacina contra Covid-19

Foto por: Jw

Neste Dia Nacional da Imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça a orientação para que pessoas com 60 anos ou mais, que já receberam a dose de reforço há mais de 4 meses, procurem de forma imediata os Postos de Saúde para receberem a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.

A recomendação é devido ao aumento na positividade dos casos e potencial risco de elevação das internações por Covid-19 em Mato Grosso.

De acordo com o Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19, mantido pela SES-MT, até o momento apenas 16% da população elegível de idosos estão com o esquema vacinal completo, sendo que 216.543 pessoas já podem receber a 4ª dose.

“É importante que a população idosa entenda a necessidade de receber a 4ª dose, passados 4 meses da aplicação da dose de reforço. Já é perceptível um aumento de casos positivos em algumas regiões e em alguns públicos. Houve um crescimento de cerca de 20% na positividade das testagens por PCR em relação ao mês anterior”, aponta a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira.

A orientação é feita também ao grupo de idosos, que receberam apenas a 1ª e 2ª doses. Mais de 91 mil idosos precisam receber a dose de reforço, para depois completarem o esquema vacinal com a 4ª dose.

“Todos os idosos com mais de 60 anos, que tomaram a sua última dose há mais de 4 meses, têm uma chance maior de desenvolver a doença, mesmo que de forma mais leve. Dependendo das condições físicas e epidemiológicas, pode evoluir para uma forma mais grave”, explica o secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Dados

Quando analisados os dados dos últimos 14 dias, Mato Grosso registrou 2.461 casos acumulados, que indica incidência – ou seja, a velocidade com que a infecção está propagando – de 69 casos por 100 mil habitantes.

Em relação à população vacinável de Mato Grosso, 3.352.220 pessoas, o equivalente a 72% recebeu as 1ª e 2ª doses. No estado, 1.329.141 pessoas ainda precisam receber a dose de reforço.

Já referente às notificações, a SES registrou na quarta-feira (08.06) 741.708 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo 14.929 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Já a taxa de ocupação está em 18% para UTIs adulto e em 8% para enfermaria adulto.

O ranking de desempenho de cobertura vacinal está disponível no Painel de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 da SES.

Fonte: SES-MT

Escrito por: Ubtnews

Somos o Ubiratã News, um site de notícias que tem o prazer
em dar a notícia, receber as opiniões de vocês amigos
leitores, onde podemos debater ideias